Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turistas gastaram em Espanha 63 mil milhões de euros em 2014

Os turistas estrangeiros que visitaram o país vizinho no ano passado gastaram cerca de 63 mil milhões de euros, mais 6,5% do que em 2013. Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo, após França e os EUA.

Negócios 27 de Janeiro de 2015 às 16:21
  • ...

O presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy (na foto), anunciou esta terça-feira, 27 de Janeiro, que os gastos dos turistas estrangeiros em Espanha durante o ano passado ascenderam os 63 mil milhões de euros, volume que representa uma subida de 6,5% face ao ano anterior, de acordo com a agência Efe.

 

Rajoy, que revelou estes dados no fórum internacional de turismo "Spain Global Tourism Fórum", salientou que o turismo é o "porta-estandarte" da economia espanhola e, acrescentou, que Espanha está a registar valores recordes neste sector todos os anos. Espanha é, desde 2013, o terceiro país mais visitado do mundo, depois de França e dos Estados Unidos e supera a China.

 

A maioria dos turistas que visitam Espanha são do Reino Unido, França, Estados Unidos da América, Alemanha, Itália, países asiáticos e ibero-americanos. Os turistas "vêem mais, gastam mais e [nós] ganhamos mais" regozijou-se o presidente do Executivo espanhol citado pela agência Efe. 

 

Por países, o Reino Unido mantém a sua histórica primeira posição como o principal país emissor de turistas, sendo os que mais gastaram em Espanha em 2014. No total os britânicos deixaram no país vizinho 12,746 mil milhões de euros, representando 20,2% dos gastos turísticos totais contabilizados em Espanha durante o ano passado.

 

Os turistas alemães situaram-se no segundo lugar com um gasto que ascendeu aos 10,024 mil milhões de euros, volume que representa quase 16% do total. Já os visitantes franceses desembolsaram 6,555 mil milhões de euros, o que corresponde a 10,4% do total.

 

A actividade turística representa quase 11% do total do produto interno bruto (PIB) espanhol (1.022 mil milhões de euros em 2013). E é a responsável por um em cada nove postos de trabalho criados, sendo a actividade económica que maior número de postos de trabalho gera.

 

O Fórum turístico, que decorre em Madrid esta terça-feira, contou com a presença do ministro da Economia português, António Pires de Lima, que recordou que Portugal também registou um ano recorde no turismo.

 

"O turismo cresceu 12% em 2014. No final do ano teremos um número muito próximo dos 12 milhões de turistas e 16 milhões de dormidas", disse o ministro português, citado pela Lusa, acrescentando que o sector "é responsável por um saldo comercial positivo de quase 7 mil milhões de euros" ao longo do ano passado. Até Novembro do ano passado, os turistas estrangeiros gastaram em Portugal 9,6 mil milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais presidente do Governo de Espanha Mariano Rajoy Espanha Spain Global Tourism Fórum França Estados Unidos agência Efe Producto Interno Bruto Madrid Fitur António Pires de Lima Portugal economia negócios e finanças turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio