Notícia
Portugal é o 15º país mais competitivo para o turismo
A justificar o lugar está o trabalho desenvolvido ao nível de condições de segurança e uma maior profissionalização do sector. Portugal alcança a sua melhor posição desde 2008.
Portugal é o 15º país mais competitivo no turismo de acordo com o "ranking" do World Economic Forum. O país alcança assim a sua melhor posição desde 2008.
Apesar da subida de cinco lugares face à edição de 2013, Portugal recebe uma pontuação mais baixa: o país está avaliado em 4,6 numa escala de 1 a 7.
A justificar o lugar está o trabalho desenvolvido ao nível de condições de segurança e uma maior profissionalização do sector. Também a maior prioridade dada pelo Governo ao Turismo e a eficácia crescente das iniciativas de divulgação pesam na avaliação.
Já a elevada carga de impostos e a capacidade limitada de atrair investimento estrangeiro impedem um melhor desempenho de Portugal.
Pela primeira vez, o "ranking" é liderado por Espanha. Avaliado em 5,3 pontos, o país vizinho beneficia dos seus recursos culturais, infra-estruturas e capacidade de adaptação dos hábitos digitais de consumo.
O relatório do World Economic Forum realça que as novas classes médias, como a chinesa, e a geração dos "Millennials" [nascidos entre 1980 e 2000] estão a reformular toda a indústria do turismo com as suas opções.
Brasil, China, México ou Singapura são exemplos de mercados emergentes que aparecem nos 30 primeiros lugares, demonstrando que o turismo pode representar uma oportunidade de desenvolvimento para as respectivas economias.