Notícia
Portugueses viajaram mais em Portugal no segundo trimestre
O facto de a Páscoa ter sido em Abril contribuiu para que os residentes em Portugal tenham viajado mais pelo País no segundo trimestre do ano. Mais de 78% das viagens foram realizadas de carro e mais de 70% ficaram em casa de familiares ou amigos.
No segundo trimestre do ano houve 4,4 milhões de deslocações turísticas pelos residentes em Portugal, o que corresponde a um acréscimo de 11,5% quando comparado com igual período do ano passado, revela esta segunda-feira, 3 de Novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE). O aumento é mais expressivo devido ao facto de a Páscoa ter ocorrido em Abril este ano, quando em 2013 ocorreu em Março.
Para este acréscimo de viagens dos portugueses dentro de território contribuíram os meses de Abril (+30,2%) e de Maio (+12,6%). Já em Junho observou-se uma queda de 4,6% das deslocações.
"Nos primeiros seis meses do ano observou-se um crescimento de 4,2% no número de viagens", adianta o INE.
"O principal motivo para viajar, 'visita a familiares ou amigos', originou um acréscimo de 12,1% no número de deslocações, enquanto o número de viagens para 'lazer, recreio ou férias' aumentou 7,9%", acrescenta a mesma fonte. Sendo que quase 50% das deslocações foram por "visita a familiares ou amigos". Já as deslocações por "lazer, recreio ou férias" representaram 37,3% do total.
A maioria dos turistas viajou de carro (78,5%), enquanto as viagens de avião representaram 9% do total.
A grande maioria das pessoas (70,7%) ficou em "alojamento particular gratuito", ou seja, ficou numa segunda residência ou em casa de familiares ou amigos.