Notícia
Maioria das viagens dos portugueses são dentro de fronteiras
São quase 18 milhões de deslocações turísticas realizadas pelos residentes em Portugal. O número revela uma estabilização face ao ano anterior. A maioria das viagens continua a ser feita dentro de fronteiras.
Os residentes em Portugal realizam 17,9 milhões de deslocações turísticas em 2014. Face ao ano anterior, o aumento é praticamente nulo (0,2%), revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
As visitas a familiares e amigos representam quase metade do total das viagens (8,2 milhões), embora o seu peso relativo se tenha reduzido. Por sua vez, as viagens em lazer ou férias (7,3 milhões) e de negócios (1,5 milhões) reforçam a sua posição.
A contribuir para este resultado está o crescimento homólogo de 1,7% no último trimestre, com um total de 4 milhões de viagens realizadas pelos residentes no país. Uma fatia reduzida deste total (367 mil viagens) foi feita ao estrangeiro, com destaque para os motivos profissionais.
Dentro de fronteiras, registaram-se 3,6 milhões de deslocações, o que atribui ao automóvel o papel de meio de deslocação preferido dos residentes nacionais. A maioria dos viajantes tem entre 45 e 64 anos.
Neste período, o peso dos que optaram por dormir em hotéis aumentou, sobretudo nas viagens de lazer e de negócios de curta duração. As reservas tendem a ser feitas com maior antecedência, mas só 15% dos viajantes recorre à Internet para marcar os serviços associados à sua deslocação.