Notícia
Viagens turísticas caíram 3,5% no primeiro trimestre
O número de viagens de âmbito turístico caíram 3,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2013. Esta redução deve-se ao facto de o período pascal, em 2014, ter sido comemorado no segundo trimestre.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira mostram que os residentes em Portugal efectuaram, ao longo dos primeiros três meses deste ano, 3,56 milhões de viagens turísticas, o que significa uma redução de 3,5% face ao mesmo período de 2013. Em relação ao último trimestre de 2013, a quebra verificada é de 3,6%.
O INE justifica esta quebra pelo facto de a Páscoa, em 2014, ter ocorrido já no segundo trimestre, quando em 2013 tinha sido comemorada ainda no decorrer do primeiro trimestre.
As viagens para "visita a familiares ou amigos" representam 58,6% do total de viagens no primeiro trimestre, sendo o automóvel o principal meio de deslocação escolhido (82% das viagens).
As deslocações ao estrangeiro caíram 8% no primeiro trimestre face ao período homólogo, enquanto o "alojamento particular gratuito" continuou a ser a escolha de 78% das viagens turísticas. Ainda assim trata-se de uma quebra face ao primeiro trimestre de 2013 quando este tipo de alojamento foi escolhido por 78,9% dos residentes.