Notícia
Francisco Barbeira nomeado CEO do Banco CTT
O ex-administrador executivo do BPI vai substituir Luís Pereira Coutinho, que anunciou a saída do cargo após o final do atual mandato.
O Banco CTT anunciou esta sexta-feira que Francisco Barbeira, ex-administrador executivo do BPI, será o novo CEO da divisão bancária dos CTT, substituindo Luís Pereira Coutinho, que deixará as funções após o final do atual mandato, referiu a instituição em comunicado.
"Decorre presentemente o correspondente processo de Fit & Proper junto do Banco de Portugal, findo o qual a designação do novo CEO será formalizada em Assembleia Geral eletiva do Banco que terá lugar, previsivelmente, durante o primeiro semestre de 2025", diz o comunicado.
Francisco Barbeira saiu da comissão executiva do BPI em fevereiro deste ano, juntamente com o também administrador executivo Pedro Barreto, alegadamente devido a desentendimentos entre ambos, noticiou o Expresso na altura.
Além da comissão executiva, que integrava desde 2017, Barbeira ocupou vários cargos no banco, liderando as áreas digital (CIO) e operacional (COO). Neste momento, trabalha como consultor independente, de acordo com a sua página no Linkedin.
"Francisco Barbeira junta-se ao Banco CTT, aportando uma longa experiência de responsabilidades de gestão ao mais alto nível na Banca em Portugal, em particular em Banca de Retalho", refere o comunicado.
Luís Pereira Coutinho tinha anunciado a sua saída este mês, optando por não renovar o mandato que termina no final deste ano. Contudo, disse que permaneceria em funções até março de 2025 para preparar a sucessão com juntamente com os CTT, liderados por João Bento.
"Nesse sentido, em linha com a política de sucessão vigente, iniciou-se em devido tempo o processo conducente à sua substituição, tendo sido selecionado Francisco Barbeira", acrescenta o comunicado desta sexta-feira.