Notícia
Tenho voo para Bruxelas. O que faço?
As companhias aéreas que ligam Portugal a Bruxelas estão a tomar medidas para fazer face ao fecho do espaço aéreo no aeroporto de Zaventem, depois dos atentados terroristas desta terça-feira.
O aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, vai manter-se fechado até esta quinta-feira, 24 de Março. A decisão foi tomada depois das explosões terroristas que causaram três dezenas de mortos na capital belga.
There will be no passenger flights into and out of #brusselsairport tomorrow Thursday 24 March. Contact your airline for flight information.
— Brussels Airport (@BrusselsAirport) March 23, 2016
Segundo a ANA Aeroportos, gestora aeroportuária nacional, estão cancelados 11 voos esta quarta-feira. São dois no Porto e outros nove em Lisboa.
Fique a saber o que fazer nas quatro maiores companhias a voar para este aeroporto.
TAP
A TAP está a realizar voos para aeroportos próximos de Bruxelas. O Luxemburgo tem sido a principal alternativa, mas na tarde desta quarta-feira Liège junta-se à lista. A ligação a Bruxelas é depois feita por autocarros.
"Vamos tendo voos de forma a dar resposta", explicou o porta-voz André Serpa Soares, acrescentando que muitos passageiros aceitaram já trocar o seu bilhete. A decisão já permitiu trazer para Portugal mais de 250 clientes que se encontravam na Bélgica.
A companhia portuguesa está a permitir reemitir bilhetes para Bruxelas para datas posteriores até 30 de Abril.
Outra opção é reemitir bilhetes para outros aeroportos da região, como Luxemburgo, Paris ou Amesterdão. Neste caso, a TAP não assume os custos da transferência terrestre para a Bélgica.
Nesta altura, os passageiros do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, estão a ser reencaminhados para Lisboa.
BRUSSELS AIRLINES
O grupo Lufthansa – dono da Brussels Airlines – aconselha os clientes a alterar os seus bilhetes para Bruxelas no caso de não terem urgência em viajar.
Os bilhetes até 28 de Março podem ser agendados para outras datas ou reembolsados, em todas as classes de bilhetes, mesmo aqueles que não prevêem essa devolução.
Os passageiros que compraram bilhete através de agência são aconselhados a entrar em contacto com a mesma. Quem comprou bilhete no site da companhia, tem uma ligação para pedir este reembolso.
VUELING
Nos voos para Bruxelas dos próximos sete dias, a espanhola Vueling – que pertence ao grupo Iberia – está a disponibilizar a troca de bilhete gratuita para os dias em que o aeroporto de Zaventem se encontra fechado.
O centro de apoio da companhia explica que o cliente pode solicitar ainda a devolução do valor do bilhete, preferencialmente no aeroporto ou através do "call center".
RYANAIR
A Ryanair está a direccionar todos os voos de Bruxelas do aeroporto de Zaventem para Charleroi. No site do Aeroporto de Lisboa é essa a indicação quanto aos voos.
A companhia "low cost" pede aos passageiros que cheguem a Charleroi com três horas de antecedência ao aeroporto, facilitando os procedimentos de segurança. O bilhete com origem em Zaventem é permitido em Charleroi.
A Ryanair promete ir actualizando o seu site com mais informação sobre este caso e deixa uma ligação para que os clientes afectados no atentado possam pedir o reembolso de voos cancelados.