Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS aguarda "explicações" do PSD e do CDS sobre aumento de salários na ANAC

O socialista João Galamba diz aguardar explicações públicas sobre a decisão do anterior Governo de aumentar em Outubro passado o salário dos administradores do regulador da aviação civil em cerca de 150%.

João Galamba. Pasta provável: Sem sector atribuído
Vítor Mota/Correio da Manhã
01 de Fevereiro de 2016 às 15:29
  • 13
  • ...

O dirigente socialista João Galamba afirmou esta segunda-feira aguardar explicações do PSD e do CDS-PP sobre "a decisão" do anterior Governo de aumentar em Outubro passado alguns gestores públicos na ordem dos 150%.


Este desafio foi lançado pelo porta-voz do PS em reacção à notícia avançada pelo Jornal de Notícias, segundo a qual o anterior Executivo aprovou um aumento do salário de três membros do conselho de administração da entidade reguladora da aviação civil em cerca de 150%.


De acordo com os dados avançados pelo mesmo jornal, na sequência desta decisão a remuneração mensal do presidente Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), Luís Ribeiro, subiu de 6.030 euros para 16.075, o salário do vice-presidente Carlos Seruca Salgado aumentou de 5.499 euros para 14.468 euros e o da vogal Lígia Fonseca passou de 5.141 euros para 12.860.

De acordo com João Galamba, esta segunda-feira "esperava-se que o PSD viesse explicar publicamente os contornos das notícias públicas, que dão conta de aumentos salariais de alguns gestores públicos em mais de 150%, decisão tomada nos últimos dias do seu Governo".


"Aguardamos explicações do PSD e do CDS-PP sobre esta informação, que revela mais uma vez a duplicidade do comportamento da direita", considerou o membro do Secretariado Nacional do PS.

O jornal recorda que as nomeações destes administradores foram polémicas, porque não agradaram à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) que tem como função avaliar a escolha para estes cargos públicos.

 

A entrada da nova administração na ANAC deu-se no Verão, sendo que, segundo o JN, a comissão de vencimentos da ANAC fixou as novas remunerações com efeitos retroactivos a Julho, o que vai contra o estabelecido pela lei-quadro das entidades reguladoras.

 

A informação sobre os vencimentos só terá sido publicada no site do regulador da aviação neste domingo. O aumento foi decidido pela Comissão de Vencimentos da ANAC, constituída por três elementos que foram escolhidos para as funções por Maria Luís Albuquerque e por Pires de Lima.

 

A ANAC tem nas mãos a viabilidade do processo de privatização da TAP e veio substituir o antigo INAC, com reforço de poderes.

Ver comentários
Saber mais ANAC João Galamba aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio