Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Meo a um passo de se tornar o quarto maior operador dos EUA

Com a aprovação da compra da Suddenlink foi criada a a Altice USA, empresa que será liderada por Dexter Goei e que, em breve, pode tornar-se a quarta maior operadora dos EUA. Novas aquisições não são excluídas.

Ivan Guilbert/Bloomberg
22 de Dezembro de 2015 às 16:01
  • 4
  • ...

"Somos muito pequenos. Vamos ver se podemos comprar mais sistemas de cabo [nos EUA] antes de irmos para o móvel". Estas foram as palavras de Patrick Drahi, no dia 17 de Setembro, quando anunciou ter fechado o negócio para a compra da operadora de cabo norte-americana Cablevision por 17,7 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros).

 

Antes, em Maio, o grupo francês que comprou a PT Portugal, já tinha chegado a acordo para comprar 70% do capital da operadora de cabo norte-americana Suddenlink, por cerca de 9 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros). Uma operação que representou a entrada do grupo neste mercado e que teve ‘luz verde’ do regulador do sector de telecomunicações dos EUA na passada sexta-feira, 18 de Dezembro.

 

Com este novo passo, o grupo francês criou a Altice USA, empresa que em breve se tornará a quarta maior operadora do mercado americano. Isto se o regulador do sector dos EUA, a Federal Communications Commission em inglês, aprovar a operação.

 

As expectativas do grupo que tem o português Armando Pereira como accionista é que este negócio avance, colocando assim este novo "player" no mercado norte-americano no Top 4 dos gigantes de telecomunicações nos EUA em pouco mais de um ano. E as ambições da Altice EUA não ficam por aqui.

 

O fundador da Altice já admitiu estar disponível para avançar com mais aquisições nos Estados Unidos, especialmente no mercado móvel. Questionado sobre a operadora que gostaria de comprar a seguir, Drahi respondeu: "Todas, basicamente".

 

Dexter Goei, actual presidente executivo da Altice, irá ocupar também o cargo de presidente do conselho de administração executivo da Altice USA. Jerry Kent, fundador, "chairman" e CEO da Suddenlink permanecerá no grupo como presidente da administração da Altice USA.

 

"A Altice está muito entusiasmada por adquirir oficialmente o seu primeiro activo nos Estados Unidos", sublinha Dexter Goei, num comunicado emitido na segunda-feira, 20 de Dezembro, pelos donos da PT. "A Suddenlink é uma empresa líder e com forte presença e temos planos para continuar a desenvolver e reforçar através de investimento em infra-estruturas, inovação e tecnologia", acrescentou.

 

Além de Dexter Goei, braço direito de Patrick Drahi, a equipa da Altice USA é constituída ainda por Charles F. Stewart, co-presidente e administrador financeiro, e por Hakim Boubazine, co-presidente e responsável pelas operações da nova empresa.

 

As operações da Altice USA serão também coordenadas por Michel Combes, responsável pelas operações do grupo a nível global, de acordo com o mesmo documento. Os restantes nomes dos membros da equipa da Altice USA serão anunciados mais tarde.

 

Cinco milhões de clientes em 20 Estados

Com estas duas aquisições, a Suddenlink e a Cablevision, a Altice ficará com uma lista de clientes superior a cinco milhões.

 

A Suddenlink, com sede em St. Louis, é a sétima maior operadora de cabo no país com 1,45 milhões de clientes residenciais e 90 mil clientes empresariais, estando presente em 17 Estados, incluindo Arizona, Arkansas, Califórnia, Louisiana, Missouri, Oklahoma e Texas.

 

Já a actividade da Cablevision, fundada pela família Dolan, centra-se em Nova Iorque, New Jersey e Connecticut e conta com três milhões de clientes, sendo a quinta maior operadora dos EUA.

 

Este negócio representou o fim da liderança da família Dolan à frente da Cablevision desde 1973, data em que foi criada por Charles Dolan. Passado quase meio século da sua fundação, o presidente executivo acredita que "é o momento certo para uma nova liderança da Cablevision", disse James L. Dolan, numa nota publicada no site da operadora quando chegaram a acordo.

 

"Acreditamos que Patrick Drahi e a Altice serão sucessores dignos", acrescentou o dono da equipa de basquetebol New York Knicks e de hóquei New York Rangers e do canal AMC Networks. Activos que não fazem parte do acordo com a Altice, e continuarão a ser controlados pela família Dolan.

Antes de comprar a Cablevison, a dona da Meo também esteve interessada na Time Warner Cable, mas, no entanto, perdeu a corrida para a norte-americana Charter Communications, de John Malone.


Apesar do magnata de telecomunicações norte-americano ter ganho esta luta, deixou um alerta aos seus accionistas: "Patrick Drahi é um génio. E quando a poeira assentar vai ter uma grande empresa de telecomunicações", disse Malone durante uma reunião com accionistas no final de Maio, segundo o Wall Street Journal.

Ver comentários
Saber mais EUA Patrick Drahi PT Portugal Dexter Goei Meo Altice Altice EUA Suddenlink Cablevision Malone Charter
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio