Notícia
Conheça a empresa que comprou o Financial Times
A Pearson, que detinha há cerca de 60 anos o jornal de referência Financial Times, acordou a venda da publicação à Nikkei por 844 milhões de libras (cerca de 1,2 mil milhões de euros) à Nikkei. Mas afinal, o que é a Nikkei?
A Nikkei é uma empresa japonesa, composta por 42 afiliadas que operam nas mais diversas áreas, entre elas a publicação de jornais, serviços de dados, marketing e publicidade, educação, entre outros.
Criada a 2 Dezembro de 1876, é no seu core uma empresa de media. A missão, pode ler-se no site da Nikkei é "contribuir para de desenvolvimento pacífico e democrático da economia japonesa, fundamental para a vida das pessoas, através do fornecimento de informação justa e imparcial".
Do Japão a Nova Iorque, sem esquecer Londres e Paris, e passando por São Paulo e Bangkok. Além das 54 localizações domésticas, a empresa está presente em 36 cidades em todo o mundo, empregando – números de Dezembro do ano passado - 3.016 pessoas.
Entre as suas publicações de referência estão jornais especializados como o The Nikkei, Nikkei Business Daily, Nikkei MJ e Nikkei Veritas e a revista Nikkei Asian Review. Diz a empresa no seu site que conta actualmente com mais de 3 milhões de subscritores.
A Nikkei comprou o Financial Times esta quinta-feira, 23 de Julho, por 844 milhões de libras (cerca de 1,2 mil milhões de euros).
Tsuneo Kita, chairman da Nikkei disse estar "extremamente orgulhoso por se juntar ao Financial Times, uma das mais prestigiosas organizações noticiosas do mundo". "A nossa motivação de oferecer jornalismo de alta qualidade na área de economia e noutras áreas, mantendo a justiça e a imparcialidade, é muito próxima do FT. Partilhamos os mesmos valores jornalísticos. Juntos vamos trabalhar para contribuir para o desenvolvimento da economia global", acrescentou.
Na mesma linha de raciocínio, John Ridding, CEO do Financial Times disse que na Nikkei se encontrou "um parceiro com o mesmo compromisso com a independência e integridade editorial".
O Financial Times tem actualmente uma equipa editorial de 500 jornalistas, em mais de 50 localizações em todo o mundo. O jornal foi publicado pela primeira vez em 1888 e comprado pela Pearson em 1957.