Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Statoil fecha negócio com a Petrobras e torna-se parceira da Galp no Brasil

A companhia norueguesa Statoil comprou a fatia de 66% da Petrobras por 2,24 mil milhões de euros e vai ser parceira da Galp no pré-sal de Santos.

Petrobrás
29 de Julho de 2016 às 14:57
  • ...
A petrolífera norueguesa Statoil chegou a acordo para comprar a fatia da Petrobras na área de Carcará. O negócio da área localizada no pré-sal na bacia de Santos ficou fechado por um valor total de 2,5 mil milhões de dólares (2,24 mil milhões de euros).

A estatal norueguesa comprou a fatia de 66% da estatal brasileira na operação, com a Statoil a juntar-se agora à portuguesa Galp (14%), e às brasileiras QGEP e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (ambas com 10%), anunciou a Reuters esta sexta-feira, 29 de Julho.

Este negócio é o primeiro no pacote de venda de activos no valor de 15 mil milhões de dólares anunciado pela Petrobras em 2015. A companhia tenta desta forma reduzir a sua dívida de 130 mil milhões de euros, a maior na indústria petrolífera, mas também financiar a sua expansão e tentar recuperar a confiança dos investidores após o escândalo de alegada corrupção que desencadeou a operação Lava-Jato no Brasil.

No campo de Carcará descobriram-se das maiores reservas mundiais de petróleo e de gás natural nos últimos anos. A Statoil estima que nesta área existam reservas entre os 700 a 1.300 milhões de barris de petróleo.

Este é o maior negócio da Statoil nos últimos anos, e acontece num momento em que as companhias petrolíferas estão a desinvestir devido à queda de 60% no preço do petróleo desde 2014.

Depois da Petrobras ter colocado a área de Carcará à venda, o presidente da Galp disse que a saída de um "grande operador" como a Petrobras, só podia ser substituída "pela entrada de outro que seja equivalente".
Ver comentários
Saber mais Petrobras Santos Galp Brasil energia petróleo gás natural statoil noruega carlos gomes da silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio