Notícia
Galp sobe mais de 2% após apresentação dos resultados
Os números reportados pela Galp Energia esta manhã estão a ser bem recebidos pelos investidores. As acções sobem mais de 2%.
As acções da Galp estão a reagir positivamente aos resultados divulgados pela petrolífera esta manhã. A petrolífera segue a valorizar mais de 2%, depois de ter divulgado uma queda dos lucros de 20% no primeiro semestre, números que ficaram em linha com as estimativas dos analistas.
Os títulos da companhia sobem 2,27% para 12,37 euros, na manhã em que a empresa reportou que fechou o primeiro semestre com um resultado líquido de 247 milhões de euros, menos 20% que no ano passado. Apesar da quebra dos lucros, os analistas do Haitong sublinham que tratam-se de "bons números, mas sem surpresas".
Isolando o segundo trimestre, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva (na foto) registou um lucro de 133 milhões de euros, menos 29% do que em igual período homólogo, o que ficou em linha com as estimativas dos analistas do CaixaBI.
"O EBITDA ajustado RCA da Galp subiu 15% para 337 milhões de euros, largamente em linha com as nossas estimativas", escreve o Haitong, numa nota onde refere ainda que o EBIT superou as previsões suportado pelas depreciações inferiores nos segmentos de exploração e produção (E&P) e na refinação e distribuição (R&M) e o bom desempenho a nível operacional.
Os especialistas esperam que a gestão da petrolífera dê esta manhã, na "conference call" que vai realizar, novos detalhes sobre o seu ‘outlook’ de curto prazo para a produção no Brasil, bem como explique qual o pano de fundo para a regulação no país e a possibilidade de serem introduzidos novos impostos no Estado do Rio de Janeiro.
O banco de investimento manteve a sua recomendação de "neutral" e o preço-alvo de 12 euros para as acções da Galp.