Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira da Silva: "Este Governo gerou zero de nova dívida tarifária"

O PS acusou o Governo de Passos Coelho de ter provocado o maior aumento na dívida tarifária da energia, mas Moreira da Silva apontou que o aumento se deveu a decisões do passado.

Miguel Baltazar/Negócios
28 de Abril de 2015 às 15:38
  • 1
  • ...

O PS acusou hoje o Governo de ter aumentado a dívida tarifária na energia em três mil milhões durante esta legislatura. Em resposta, o ministro do Ambiente recusa essa leitura ao apontar que a dívida gerada nos últimos quatro anos resulta de decisões tomadas durante o Governo socialista.

 

"Este Governo gerou zero de nova dívida tarifária. Toda a dívida tarifária que estamos a pagar hoje e que estamos aliás a reduzir resulta de decisões tomadas no passado", disse Jorge Moreira da Silva esta terça-feira, 28 de Abril, no Parlamento.

 

"Desde o momento em que se tomam as decisões, seja por concurso, seja com remuneração excessiva do ponto de vista energético e o momento em que os consumidores pagam essa dívida, decorre bastante tempo", explicou.

 

"E os consumidores portugueses só não estão a pagar para a eliminação da dívida tarifária, aumentos das tarifas de 11 e 13% porque este Governo cortou 3.400 milhões de euros de rendas excessivas no sector eléctrico", disse o ministro na comissão parlamentar de economia e obras públicas.

 

"Conseguimos não só garantir que os consumidores não tinham que enfrentar aumentos nas tarifas como que teríamos uma dívida tarifária em 2020 de 600 mil milhões a 800 mil milhões de euros e não de 6 mil milhões de euros" acrescentou.

 

O ministro respondia assim à deputada socialista Hortense Martins que disse que foi durante esta legislatura que a dívida tarifária mais cresceu: de três mil milhões de euros entre 2011 e 2015 para um total de cinco mil milhões de euros.

 

Já o socialista Paulo Ribeiro Campos apontou que este foi o "Governo que mais contribuiu" para o "recorde de dívida tarifária".

Ver comentários
Saber mais PS Governo Jorge Moreira da Silva Hortense Martins Paulo Ribeiro Campos economia negócios e finanças economia (geral) política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio