Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanhola Endesa concorre com EDP na corrida pela alemã E.On

A E.On está a sair de Espanha. Terminou no início da semana o prazo para a apresentação de ofertas não vinculativas. A EDP é vista, pelo jornal espanhol Cinco Dias, como a "compradora natural".

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 12 de Agosto de 2014 às 07:43
  • 1
  • ...

A alemã E.On tem a sua unidade espanhola à venda. O processo da entrega de ofertas não vinculativas por parte de eventuais interessados terminou no arranque da semana. A espanhola Endesa é o último nome dos avançados numa lista de onde consta a portuguesa EDP.

 

De acordo com o jornal Cinco Dias, "a compradora natural da empresa em venda é a EDP Espanha, a sua principal concorrente na comunidade autónoma da Cantábria". Segundo a imprensa espanhola, a empresa liderada por António Mexia (na foto) terá sido uma das que entregou uma oferta não vinculativa (preliminar).

 

O jornal lembra que o presidente executivo da empresa disse não ter em mente qualquer aquisição que agrave o nível de dívida. Ainda que a E.On fosse interessante, como Mexia

É óbvio que temos a obrigação de olhar para esses activos. Faz sentido, dada a proximidade geográfica e a nossa presença em Espanha. Se não o fizéssemos ou estávamos distraídos… ou mortos.
 
António Mexia

admitiu no início de Agosto: "É óbvio que temos a obrigação de olhar para esses activos. Faz sentido, dada a proximidade geográfica e a nossa presença em Espanha. Se não o fizéssemos ou estávamos distraídos… ou mortos", afirmou António Mexia.

 

"O grupo luso está à procura de uma forma de fazê-lo sem prejudicar a sua situação financeira", indica o Cinco Dias.

 

Mas a EDP não é a única interessada em ficar com a unidade da energética alemã (que está a desinvestir em Espanha) já que, segundo avança a imprensa espanhola, o caderno de encargos foi levantado para consulta por dezenas de investidores.

 

A Europa Press indica que a espanhola Endesa, que é controlada pela italiana Enel, terá apresentado, igualmente, uma oferta pelos activos espanhóis da E.On. O grupo italiano já terá feito saber que há activos da companhia germânica que são "interessantes" para o seu negócio.

 

A imprensa espanhola avança com potenciais outros compradores, citando sempre fontes do mercado: Gas Natural Fenosa e Acciona, além de fundos como a Blackstone e a Riverstone. Nenhum nome de empresa é confirmado. Certo é, segundo o Cinco Dias, que a espanhola Iberdrola optou por não apresentar qualquer oferta.

 

De acordo com o mesmo jornal, não é tanto a carteira de clientes que poderá interessar aos compradores, dado que não há qualquer fidelização. A rede de distribuição da unidade poderá ser o grande atractivo.

 

Segundo a Europa Press, a E.On Espanha tem 1.100 funcionários e mais de 650 mil clientes.

Ver comentários
Saber mais Endesa EDP Enel E.On energia Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio