Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro julgamento no caso da General Motors já está marcado

Os julgamentos só envolverão acidentes que tenham tido lugar depois da falência da GM em 2009. O primeiro será um teste para as mais de 100 acções existentes.

07 de Novembro de 2014 às 14:32
  • ...

11 de Janeiro de 2016. A data está marcada. Será nesse dia que terá lugar o primeiro julgamento relativo às falhas de segurança em veículos da americana General Motors.

 

A audiência será uma espécie de teste para as mais de 100 acções judiciais que existem contra a fabricante automóvel nesta questão. Até ao momento são conhecidas 30 mortes.

 

Os julgamentos só envolverão acidentes que tenham tido lugar depois da falência da GM em 2009. Esta quarta-feira, 5 de Novembro, a empresa entregou num tribunal de Manhattan um pedido para que não seja responsabilizada por falhas em veículos fabricados antes do período de falência, alegando que a General Motors, antes e depois da falência, são entidades distintas.

 

Também esta semana foi anunciado que a empresa estava a oferecer um cartão de 25 dólares para os proprietários que se dirigissem às oficinas. Apenas metade dos donos dos veículos afectados pelo "recall" mais mediático aderiram à iniciativa.

 

Desde o início do ano, a GM já chamou mais de 30 milhões de veículos às oficinas por falhas. O caso que tem despertado mais atenção envolve 2,6 milhões de veículos com problemas na ignição, porque a empresa levou 10 anos a tomar uma decisão depois de ter tomado conhecimento da situação.

 

Os primeiros pagamentos do programa de compensações da empresa já começaram a ser feitos. As vítimas ou famílias que aceitem a indemnização terão de desistir do seu direito de processar judicialmente a fabricante.

Ver comentários
Saber mais General Motors GM crime lei e justiça justiça e direitos tribunal economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio