Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Só em Janeiro já foram retirados dos bancos gregos 11 mil milhões de euros em depósitos

Na semana passada, a fuga de depósitos terá atingido um valor recorde, superando as retiradas de dinheiro registadas em Maio de 2012, altura em que o abandono da Zona Euro estava em cima da mesa.

Bloomberg
28 de Janeiro de 2015 às 18:56
  • 5
  • ...

Desde o início de Janeiro, os bancos gregos já perderam 11 mil milhões de euros em depósitos, avança a Bloomberg esta quarta-feira, 28 de Janeiro.

 

E, de acordo com fontes da agência noticiosa, a fuga de depósitos terá atingido um nível recorde na semana passada, na recta final para as eleições legislativas que catapultaram para o poder o Syriza, o partido anti-austeridade. A retirada de dinheiro dos bancos gregos terá sido ainda maior do que a registada em Maio de 2012, altura em que a possibilidade de a Grécia abandonar a Zona Euro estava em cima da mesa.

 

Os receios em torno da liquidez dos bancos gregos e do resultado das negociações do novo Governo com os parceiros internacionais têm penalizado severamente o sector financeiro do país.

 

Só na sessão de hoje, os quatro principais bancos do país – Eurobank Ergasis, Alpha Bank, National Bank of Greece e Piraeus Bank – caíram mais de 25%, o que significa que, em apenas um dia, perderam mais de um quarto do seu valor.

 

O Banco da Grécia alargou a linha de liquidez de emergência aos bancos do país, devido à incerteza política e à fuga de depósitos. Contudo, a extensão dessa linha está sujeita a aprovação por parte do Banco Central Europeu (BCE) que precisa de ser renovada a cada duas semanas.

 

Ver comentários
Saber mais Bloomberg Grécia Zona Euro política economia negócios e finanças Eurobank Ergasis Alpha Bank National Bank Greece e Piraeus Bank Banco da Grécia BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio