Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lesados lembram Stock da Cunha que Novo Banco também tem de honrar compromissos

Ricardo Ângelo, presidente da associação que representa alguns investidores em papel comercial do BES, considera que as declarações do presidente do Novo Banco após a reunião com Cavaco Silva são uma "afronta".

Miguel Baltazar
18 de Novembro de 2015 às 13:31
  • 8
  • ...

"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço". O ditado popular é usado por Ricardo Ângelo, presidente da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), para criticar as declarações proferidas por Eduardo Stock da Cunha após o encontro com o Presidente da República.

 

"Como pode Stock da Cunha falar que Portugal tem de honrar os seus compromissos quando as entidades públicas, como o Banco de Portugal e o Novo Banco, não o fazem", questionou, ao Negócios, Ricardo Ângelo.


O presidente do Novo Banco reuniu-se, tal como os restantes banqueiros, com Cavaco Silva, e, à saída, afirmou que, seja qual for o novo governo, "Portugal vai ter de continuar a garantir, junto dos mercados internacionais, que honra os seus compromissos".


Stock da Cunha afirmou, nas declarações aos jornalistas, que é essencial que Portugal mostre "que é uma pessoa de bem". Para Ricardo Ângelo, se o banqueiro é uma pessoa de bem "tem de se demitir se não conseguir honrar os seus compromissos com os clientes".

 

O presidente da AIEPC considera que o Novo Banco e o Banco de Portugal não respeitaram os seus compromissos quando, inicialmente, disseram que a instituição constituída com os activos considerados saudáveis do BES herdava a responsabilidade de reembolsar os clientes que, aos balcões do banco, adquiriram papel comercial de empresas insolventes do Grupo Espírito Santo. Desde a sua constituição, em Agosto de 2014, até Janeiro de 2015, essa foi uma garantia deixada, que depois caiu por terra, com o regulador e a instituição financeira a defenderem que pagar aos clientes do papel comercial iria criar problemas na hierarquia de credores. 

 

Daí que, para Ricardo Ângelo, as declarações de Stock da Cunha (feitas porque Cavaco Silva se está a reunir com responsáveis do sector financeiro antes de nomear um novo governo, seja de gestão seja liderado pelo PS) sejam "uma afronta".

O Novo Banco é o banco criado após a resolução do Banco Espírito Santo. Neste momento, foi reiniciado o processo de venda da instituição financeira, depois de cancelado, em Setembro passado, o primeiro concurso internacional. 

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Ricardo Ângelo papel comercial Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial Eduardo Stock da Cunha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio