Notícia
Lesados do BES recebidos esta tarde em Bruxelas
Os lesados do papel comercial do GES são recebidos esta tarde em Bruxelas, na Direcção-Geral para a Estabilidade Financeira. A associação de investidores vai reclamar o reembolso das suas aplicações.
Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo subscrito aos balcões do BES são recebidos esta tarde em Bruxelas, por responsáveis da Direcção-Geral para a Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e Mercados de Capitais (DGFisma).
O objectivo do encontro "é denunciar a expropriação perpetrada pelo Banco de Portugal", ao recusar que o Novo Banco reembolse aqueles investimentos, de acordo com o comunicado da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC).
A AIEPC, que reclama que seja o Novo Banco a reembolsar estas aplicações, pretende abordar "toda a problemática causada com a resolução do BES e respectiva actuação do Banco de Portugal relativamente aos investidores de retalho, não qualificados, que compraram papel comercial do GES garantido pelo BES, com provisão exigida pelo próprio regulador do banco central português", refere o mesmo comunicado.
Os lesados do papel comercial do GES entendem que "desde a resolução do BES que foram criadas expectativas a todos os detentores de papel comercial do GES", que, na sua opinião "legítimas, por ser de direito e de justiça o recebimento dos valores confiados àquela instituição bancária". E recordam que "antes da resolução o pagamento aos clientes estava salvaguardado através de uma provisão exigida pelo regulador".