Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gestão de Bento pediu a Angola garantia sobre o crédito ao BESA

A gestão de Vítor Bento no BES pediu ao Banco Nacional de Angola uma garantia directa sobre o crédito de 3.300 milhões de euros que a instituição tinha sobre a sua filial angolana. A questão acabou por não ser decidida, já que a medida de resolução ao BES foi acordada no dia em que o economista previa viajar para Luanda para negociar este dossiê.

Bruno Simão/Negócios
02 de Dezembro de 2014 às 11:48
  • 11
  • ...

"O BNA tinha começado a actuar sobre o BESA. E concluiu [ainda em Julho] que seria necessário fazer um aumento de capital substancial", revelou Vítor Bento na Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES.

 

"Dissemos que não estávamos disponíveis para participar no aumento de capital se houvesse uma garantia directa ao crédito do BES sobre o BESA. Dissemos que se houvesse essa garantia não iríamos ao aumento de capital do BESA."

 

Questionado pelo deputado do PS Pedro Nuno Santos, o antigo presidente do BES recusou atribuir um efeito de causalidade entre a resolução do BES e a revogação da garantia do Estado angolano sobre os créditos de mais de 4.000 milhões de euros concedidos pelo BESA a clientes, muitos dos quais desconhecidos. Limitou-se a constatar a sequência cronológica das duas decisões.

Ver comentários
Saber mais Comissão de inquérito ao BES BNA Vítor Bento BES PS Pedro Nuno Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio