Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankinter espera concluir compra de retalho do Barclays Portugal até final de 2016

O nome de Barclays deverá sair das 84 agências em Portugal envolvidas nesta operação, para absorver a denominação Bankinter. Ainda não há, no entanto, uma denominação final escolhida.

Bloomberg
07 de Setembro de 2015 às 13:36
  • 4
  • ...

O espanhol Bankinter espera que a compra das carteiras de retalho do Barclays em Portugal fique totalmente concluída até ao final de 2016. Nesse caminho, o nome do grupo britânico vai abandonar a rede de balcões, sendo substituído pelo da instituição espanhola.

 

Anunciada na semana passada, a aquisição terá agora até seis meses de espera até à chegada das autorizações dos reguladores. "A partir daí, passamos a ser Bankinter, num processo de integração que durará mais doze meses", disse a directora executiva do banco espanhol María Dolores Dancausa, na conferência de imprensa desta segunda-feira, 7 de Setembro de 2015.

 

Depois disso, há um processo de integração de sistemas entre os dois bancos, pelo que a operação deverá ficar concretizada até ao quarto trimestre de 2016.

 

Ao longo deste período, o nome de Barclays em Portugal sairá das agências mas ainda não há uma denominação final escolhida.  

 

Na semana passada, o banco espanhol anunciou a compra da área de retalho do Barclays por 100 milhões de euros, a que acrescem 75 milhões da área de seguros não vida, adquirida por uma sua participada (em conjunto com a Mapfre).

 

Esta é, segundo Dancausa, a "primeira aventura de internacionalização" do Bankinter, pelo menos de grande "dimensão", já que o banco tem apenas, fora de Espanha, uma pequena instituição no Luxemburgo.

 

Para a CEO do banco, esta não foi uma aquisição de uma sucursal portuguesa nem uma fusão. "É a aquisição de uma parte da carteira do Barclays, do negócio segurador do Barclays, juntamente com uma série de recursos". Serão transferidos 1.200 trabalhadores e 84 agências.

 

"Pensamos que, se em Espanha, num sector financeiro que viveu um momento de reestruturação profundo e com a economia a cair o Bankinter conseguiu melhorar a rentabilidade, aumentar a base de clientes e ganhar cada vez mais dinheiro, podemos fazê-lo igualmente em Portugal", disse ainda a gestora do banco.

Ver comentários
Saber mais Barclays Bankinter Portugal compra balcões marca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio