Notícia
Barclays vende operação portuguesa ao espanhol Bankinter
O banco espanhol Bankinter vai ficar com a operação portuguesa do Barclays e pretende manter o quadro de pessoal, avança o ABC. O negócio deve ser formalizado esta tarde. O grupo britânico reduz a presença em Portugal à operação de cartões de crédito, grandes empresas e gestão de activos.
O Barclays e o Bankinter devem assinar esta tarde em Lisboa a venda da operação bancária do grupo britânico em Portugal ao banco espanhol, noticia o jornal espanhol ABC esta quarta-feira, 2 de Setembro. O negócio deve ser anunciado oficialmente esta quinta-feira.
Em causa está a alienação de uma rede de 84 balcões, que opera no segmento de particulares e de banca de pequenas e médias empresas e conta com um quadro de cerca de 1.000 trabalhadores. A intenção do Bankinter será manter todos os colaboradores, escreve o jornal espanhol.
De acordo com o ABC, a operação do Barclays em Portugal fica reduzida ao negócio de cartões de crédito (BarclayCard), gestão de activos e grandes empresas.
Este será também o primeiro investimento do Bankinter, liderado por María Dolores Dancausa, fora de Espanha. O Bankinter já terá solicitado autorização ao Banco de Portugal para poder operar no mercado português, processo que ainda pode demorar alguns meses, refere o ABC, adiantando que é expectável que o negócio seja concluído em Abril de 2016.