Notícia
Depois dos economistas, Cavaco Silva recebe Passos para "reunião semanal"
A agenda de Aníbal Cavaco Silva continua preenchida. Pelas 18:00, o Presidente da República vai receber o primeiro-ministro em funções para o encontro habitual. O dia vai começar com Vítor Bento.
Após um dia de audiências com banqueiros, o Presidente da República vai amanhã passar outro dia em audiências, desta vez com economistas. Depois disso, tem uma "reunião semanal" com Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro ainda em funções.
"O Presidente da República recebe o primeiro-ministro para a reunião semanal", assinala a agenda de Cavaco Silva na página oficial. O encontro acontece às 18:00. Volta a repetir-se este encontro habitual entre Chefe de Estado e primeiro-ministro pela segunda vez desde que a Assembleia da República chumbou o programa do Governo do PSD e do CDS, o que levou à sua demissão.
A reunião ocorre num momento em que Portugal vive um impasse político. Cavaco Silva não anunciou ainda se vai indigitar um novo governo, liderado pelo PS e apoiado pelo PCP, BE e PEV, ou se vai manter o actual executivo PSD e CDS em gestão (sendo que um governo de iniciativa presidencial também não foi excluído).
O Presidente da República tem vindo a desdramatizar o actual momento, dizendo que já houve situações piores, como em 2011, antes do pedido de ajuda externa. Também já afirmou que, enquanto primeiro-ministro, esteve em gestão durante cinco meses.
É neste contexto que vai, então, receber o líder do Executivo. Passos Coelho vai ao Palácio de Belém depois dos economistas Vítor Bento, Daniel Bessa, João Salgueiro, Luís Campos e Cunha, Fernando Teixeira dos Santos, Bagão Félix e ainda Augusto Mateus. Esta quarta-feira, foram os banqueiros a falar. Na sexta-feira, segundo avançou a Lusa, citando fonte de Belém, serão os partidos a falar com Cavaco Silva. Só depois de ouvir os parceiros é que poderá indigitar um novo primeiro-ministro.
As audiências com personalidades e entidades tiveram início na semana passada, com os parceiros sociais e entidades do sector privado.
10:00 - Dr. Vítor Bento
10:45 - Prof. Daniel Bessa
11:30 - Dr. João Salgueiro
12:15 - Prof. Doutor Luís Campos e Cunha
15:00 - Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos
15:45 - Dr. António Bagão Félix
16:30 - Prof. Augusto Mateus
18:00 - Primeiro-ministro