Notícia
Democratas boicotam nomeação de Mnuchin e Price no Senado
Os democratas do Senado norte-americano boicotaram esta terça-feira uma votação que estava programa para avançar com a nomeação de dois nomeados de Trump: Steve Mnuchin para as Finanças, como secretário do Tesouro, e Tom Price para chefiar o Departamento dos Serviços de Saúde. A votação ficou, assim, impossibilitada.
Estava prevista a realização de uma votação, esta terça-feira, no Senado, para dar luz verde aos nomeados de Donald Trump para as Finanças e a Saúde, respectivamente Steve Mnuchin e Tom Price. Mas os democratas adiaram a votação, dizendo que precisam de mais informações sobre ambos os nomeados.
Uma das informações diz respeito à negociação, por parte de Price, de acções de uma companhia médica australiana.
A prática das "assinaturas robot" (robot signing) era ilegal e tem sido fortemente escrutinada, uma vez que os bancos aprovavam os despejos sem respeitarem os procedimentos legais – ou seja, sem estarem na posse dos documentos que lhes davam justificação económica ou legal para o fazerem.
Donald Trump já reagiu a este "bloqueio", protestando veementemente na sua conta do Twitter.
When will the Democrats give us our Attorney General and rest of Cabinet! They should be ashamed of themselves! No wonder D.C. doesn't work!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 31 de janeiro de 2017
Recorde-se que ontem, 30 de Janeiro, Donald Trump destituiu a Procuradora-Geral interina, Sally Yates, que transitou da Administração Barack Obama, por esta ter questionado o fecho de fronteiras a nacionais de sete países de maioria muçulmana.
Enquanto o seu nomeado, Jeff Sessions, não é aprovado – espera-se a sua confirmação ainda hoje, no Senado –, Trump nomeou interinamente como procurador-geral Dana Boente.
(notícia actualizada às 21:30)