Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Coreia do Norte diz que testou pela primeira vez bomba de hidrogénio

A Coreia do Norte afirmou ter realizado, com sucesso, o seu primeiro teste nuclear de hidrogénio, dando um significativo passo no desenvolvimento do seu programa nuclear.

A carregar o vídeo ...
North Korea Says It Tested Hydrogen Bomb
06 de Janeiro de 2016 às 07:36
  • 9
  • ...

"O primeiro teste com bomba de hidrogénio da República foi realizado com sucesso às 10:00 [01:30 em Lisboa] do dia 06 de Janeiro, 2016, baseado na determinação estratégica do Partido dos Trabalhadores", anunciou a televisão estatal norte-coreana.

 

Vários centros de actividade sísmica detectaram um abalo na Coreia do Norte, levantando-se, de imediato, a possibilidade de ter sido causado por um teste nuclear.

 

"Com o sucesso total da nossa histórica bomba-H, juntámo-nos ao grupo dos Estados nucleares avançados", anunciou Pyongyang, acrescentando que o teste foi feito com um dispositivo "miniaturizado".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas já convocou uma reunião de emergência para esta quarta-feira e são vários os países que condenaram o teste nuclear de Pyongyang. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul prometeram uma resposta adequada ao que consideram una "provocação" do regime de Kim Jing-un. O Japão classificou o teste de "ameaça grave" e a França diz que se trata de uma "violação inaceitável" das resoluções da ONU.

 

O teste foi encomendado pessoalmente por Kim Jong-un e aconteceu dois dias antes do seu aniversário.

 

No mês passado, durante uma inspecção militar, Kim sugeriu que Pyongyang tinha já desenvolvido uma bomba de hidrogénio, apesar de o anúncio ter sido acolhido com cepticismo por especialistas internacionais.

 

A bomba de hidrogénio, ou termonuclear, usa a fusão nuclear numa reacção em cadeia que resulta numa explosão poderosa.

 

"O último teste, totalmente assente na nossa tecnologia e pessoal, confirmou que os nossos recursos tecnológicos, recentemente desenvolvidos, são precisos e demonstram cientificamente o impacto da nossa bomba-H miniaturizada", disse o apresentador televisivo, que transmitiu a mensagem do regime.

 

A realização efectiva do teste tem ainda de ser confirmada pela comunidade internacional.

 

Apesar de se comprometer a não ser o primeiro a recorrer à bomba, o regime de Pyongyang indicou que continuará a desenvolver as suas capacidades de ataque nuclear.

 

"Enquanto persistir a política anti-Coreia do Norte dos Estados Unidos não vamos parar de desenvolver o nosso programa nuclear", afirmou.

 

Ver comentários
Saber mais Coreia do Norte bomba de hidrogénio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio