Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA preparados para responder a "qualquer ameaça da Coreia do Norte"

As ameaças serão respondidas com acções militares massivas, disse este domingo, depois de um encontro com Trump na Casa Branca, o ministro da defesa norte-americano.

Reuters
Negócios 03 de Setembro de 2017 às 22:15
  • 3
  • ...
James Mattis deu hoje a resposta verbal aos ensaios nucleares da Coreia do Norte que este domingo diz ter ensaiado com sucesso uma bomba de hidrogénio mais avançada.

O ministro da Defesa dos Estados Unidos da América, depois e se reunir com Donald Trump na Casa Branca, deu voz às ameaças que o seu presidente tem também feito à Coreia do Norte.

"Os Estados Unidos têm muitas opções militares" para responder às ameaças e tem, acrescentou, "a capacidade de nos defendermos e aos nossos aliados da Coreia do Sul e Japão de qualquer ataque". O presidente dos Estados Unidos quis ser informado sobre essas opções.

Um dos testes levados a cabo pela Coreia do Norte já sobrevoou o Japão. 

E continuou: qualquer ameaça aos Estados Unidos, incluindo Guam, ou a aliados terá "uma resposta militar massiva".

Segundo as agências internacionais, Mattis terá declarado que o objectivo não é aniquilação de qualquer país, nomeadamente da Coreia do Norte, mas, reafirmou, muitas opções existem. 


Este domingo, Trump e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe mantiveram uma conversa telefónica, confirmou a Casa Branca, reafirmando que Washington defender-se-á e aos seus aliados "utilizando todas as capacidades que tem ao seu dispôr a nível diplomático, convencional e nuclear".

Os Estados Unidos já tinham ameaçado com mais sanções. Trump admitiu mesmo avançar com um embargo a todos os países que mantenham negócios com a Coreia do Norte. O anúncio foi feito no Twitter, onde também optou por fazer as primeiras declarações sobre os testes nucleares. Sugeriu ter razão nas chamadas de atenção que tem feito. "A Coreia do Sul tem descoberto, como lhes tenho dito, que as conversas apaziguadoras com a Coreia do Norte não vão resultar, eles só percebem uma coisa!".



O tom de ameaça também surgiu. "A Coreia do Norte realizou um teste nuclear grande. As suas palavras e actos continuam a ser muito hostis e perigosos para os Estados Unidos", começou Trump por dizer, acrescentando que a Coreia do Norte é uma nação desonesta e tornou-se "numa grande ameaça e embaraço para a China, que tem tento ajudar, mas com pouco sucesso".


Ver comentários
Saber mais James Mattis EUA Coreia do Norte
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio