Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Patrão da Fórmula Um poderá ter de pagar mil milhões ao fisco

O fisco britânico passou nove anos a investigar a situação fiscal da família Ecclestone. A investigação teve início em 1996, um ano depois de Bernie Ecclestone ter assegurado a propriedade dos direitos televisivos da Fórmula Um.

Bloomberg
Negócios 21 de Maio de 2015 às 14:43
  • ...

O patrão da Fórmula 1 arrisca-se a pagar uma factura de mil milhões de libras (1,4 mil milhões de euros) numa disputa com as autoridades fiscais britânicas em relação a um fundo familiar.

 

Um juiz de Londres revelou esta quinta-feira, 21 de Maio, que Bernie Ecclestone submeteu três processos separados numa tentativa para bloquear a cobrança desta factura, avança a Bloomberg.

 

Ecclestone, de 84 anos, tem uma fortuna avaliada em 3,5 mil milhões de euros e é o presidente executivo do Formula One Group que detém os direitos desportivos da competição automóvel, sendo também um dos accionistas desta empresa.

 

Foi no ano passado que a BBC noticiou que o fisco britânico passou nove anos a investigar a situação fiscal da família Ecclestone. A investigação teve início em 1996, um ano depois de Bernie Ecclestone ter assegurado a propriedade dos direitos televisivos da Fórmula Um.

 

Depois, este activo foi transferido para uma conta offshore e a sua mulher de então - Slavica Ecclestone - passou a deter os direitos televisivos. Mais tarde, Slavica transferiu os direitos para um fundo do Liechstenstein pertencente à família Ecclestone, antes de vender estes direitos. Desta forma, a venda e os lucros obtidos com os direitos televisivos ficaram fora do alcance das finanças britânicas.

 

À partida este negócio é legal, desde que Bernie Ecclestone não tenha criado, ou não controle, o fundo familiar do Liechtenstein. Caso contrário, o fisco teria a haver dois mil milhões de libras do empresário britânico.

 

Na altura, a BBC avançou que Ecclestone tinha pagado 10 milhões de libras ao fisco para chegar a acordo com as finanças em relação a este negócio. Contudo, o milionário rejeitou que o pagamento deste valor estivesse relacionado com a venda dos direitos televisivos através do fundo do Liechtenstein.

Ver comentários
Saber mais fórmula um Bernie Ecclestone Slavica Ecclestone desporto desportos motorizados economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio