Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Soros: "A Grécia está a ir pelo cano abaixo"

O investidor está com uma perspectiva optimista para as negociações entre a Grécia e os parceiros europeus porque a "base para encontrar um compromisso está lá". Contudo, antevê umas conversações difíceis.

A carregar o vídeo ...
Soros: Greece Is Going Down the Drain
24 de Março de 2015 às 11:37
  • 11
  • ...

Existe uma probabilidade de 50% de a Grécia sair da Zona Euro. Esta é a estimativa do investidor norte-americano, nascido na Hungria, George Soros que tem acompanhado de perto a crise económica e financeira na Europa.

 

"É um jogo em que todos têm a perder", disse o milionário em entrevista à Bloomberg TV. "A Grécia é um problema de longo prazo que foi mal gerido por todos desde o início".

 

George Soros considera que a "situação se deteriorou" e que actualmente tanto a Grécia como os parceiros europeus têm o "desejo mútuo de magoar o outro".

 

Neste momento, a perspectiva é optimista porque a "base para encontrar um compromisso está lá". Antevê assim umas negociações difíceis, em que provavelmente vão ser necessários "quatro meses de negociação, ponto por ponto".

 

Aponta que dificilmente os credores internacionais vão aceitar reestruturar a dívida e que podem "adiar o assunto indefinitivamente".

 

O investidor considera que não faz sentido a exigência das instituições internacionais de imporem um saldo primário positivo de 1,5% a 3%. "Não vai haver saldo primário positivo porque a Grécia está a ir pelo cano abaixo", declarou.

 

Soros avisa que o extremar de posições pode vir a ter um desfecho infeliz. "Se a Europa empurrar a Grécia para fora do euro vai-se magoar a si própria".

 

Na entrevista à Bloomberg, o investidor também analisou as eleições de Maio no Reino Unido. "Eu penso que, tal como a Escócia não se separou do Reino Unido, eu penso que o Reino Unido vai encontrar uma forma de ficar na União Europeia".

 

Paralelamente, considera que a "ameaça da Rússia poderá ser um incentivo para o Reino Unido e a Europa permanecerem unidos".

Ver comentários
Saber mais Grécia Zona Euro George Soros Bloomberg TV economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio