Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel: Objectivo é manter a Grécia no euro. “Onde há vontade, há um caminho”

A chanceler alemã reiterou que o objectivo dos parceiros europeus é que a Grécia se mantenha no euro. Merkel mostrou-se ainda disponível para reunir com François Hollande e Alexis Tsipras ainda hoje, em Bruxelas, se for essa a vontade do primeiro-ministro grego.

1ª Angela Merkel
REUTERS
10 de Junho de 2015 às 15:41
  • 18
  • ...

Angela Merkel reiterou esta quarta-feira, 10 de Junho, que o objectivo dos parceiros europeus é que a Grécia se mantenha no euro. Mas para isso, as negociações entre Atenas e os credores em Bruxelas devem continuar.

À chegada à cimeira União Europeia/América Latina, em Bruxelas, a chanceler alemã garantiu, em declarações aos jornalistas, que se reunirá com o primeiro-ministro grego ainda hoje, caso seja esse o seu desejo.

"Possivelmente haverá um encontro à margem [da cimeira], naturalmente com o primeiro-ministro grego e também com o presidente francês", avançou a chanceler alemã, citada pela Bloomberg. "A mensagem será: as negociações com as três instituições devem prosseguir", concretizou Merkel, referindo-se à Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).

A chanceler reiterou ainda que o objectivo é "manter a Grécia na Zona Euro". "Onde há vontade, há um caminho", acrescentou.

Também o presidente francês François Hollande se mostrou disponível para falar sobre a Grécia à margem da cimeira. "Se à margem da reunião entre Merkel e outros chefes de Governo, e Tsipras, pudermos falar sobre a Grécia, falaremos", assegurou o presidente francês, à chegada a Bruxelas. "Com a mensagem de que não devemos deixar que a situação se arraste, e não devemos pensar em soluções que são más para a Grécia, para a Europa e para a Zona Euro".

As declarações de Merkel e Hollande surgem depois de, esta manhã, porta-vozes de ambos os governos terem garantido que a reunião informal entre a chanceler alemã, o presidente francês e o primeiro-ministro grego poderia não acontecer.

A confirmar-se, a reunião poderá servir para os líderes europeus debaterem as propostas apresentadas ontem por Atenas à Comissão Europeia, e que não corresponderam às pretensões dos parceiros.

Segundo avançou esta manhã o porta-voz da Comissão, Margaritos Schinas, Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos, "informou ontem os respresentantes do Governo grego que as recentes propostas não reflectem o estado das discussões entre o presidente Juncker e o primeiro-ministro Tsipras, na quarta-feira à noite, e entre Moscovici e os ministros gregos na segunda-feira".

No entanto, num comunicado citado pela Bloomberg, fonte do Governo grego desmentiu ter recebido qualquer reposta às propostas apresentadas. A primeira resposta oficial foi dada "lamentavelmente" no 'briefing' da Comissão Europeia esta manhã, acrescenta a mesma fonte. 

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Grécia Atenas Bruxelas União Europeia Comissão Europeia Tsipras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio