Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE aumenta em 2,3 mil milhões de euros a liquidez para os bancos gregos

A autoridade monetária elevou para 83 mil milhões de euros o montante máximo de fundos a ceder à banca grega. O aumento de 2,3 mil milhões é o maior desde meados de Fevereiro.

3 de Junho – Draghi em conferência de imprensa após reunião de política monetária do BCE

“Queremos que a Grécia fique no euro, mas tem de haver um acordo forte”
Reuters
10 de Junho de 2015 às 17:37
  • 12
  • ...

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) autorizou um aumento de 2,3 mil milhões de euros na Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla inglesa) à Grécia, tendo elevado o limite máximo dos fundos a ceder à banca para 83 mil milhões de euros, avança a Bloomberg.

 

Este é o maior aumento desde meados de Fevereiro e acontece depois de, na semana passada, a autoridade monetária ter elevado o montante em 500 milhões de euros.

 

A decisão do Banco Central Europeu surge um dia depois de Atenas ter apresentado em Bruxelas uma contra-proposta para o desbloqueio de fundos do resgate. Medidas que foram consideradas insuficientes pelos parceiros europeus, e desalinhadas com o conteúdo das últimas reuniões entre responsáveis da Comissão Europeia e o primeiro-ministro Alexis Tsipras.

 

Esta quarta-feira, os líderes europeus estão reunidos em Bruxelas para a cimeira União Europeia/América Latina, havendo a expectativa de que, à margem deste evento, Tsipras, Merkel e Hollande se reúnam informalmente para debater a situação da Grécia.

 

Esta tarde, à chegada a Bruxelas, tanto a chanceler alemã como o presidente francês mostraram disponibilidade para este encontro, caso seja essa a vontade do primeiro-ministro grego.  

 

Faltam apenas três semanas para terminar o actual programa de resgate e cresce a pressão sobre Atenas para chegar a um acordo com os credores, sob risco de ficar sem financiamento e com a presença na união monetária em risco.

 

Os bancos gregos estão, nesta altura, totalmente dependentes das injecções de dinheiro de emergência do BCE que estão sujeitas a avaliações semanais por parte da autoridade monetária. A ELA só pode ser concedida de forma temporária e a bancos solventes.

 

Ver comentários
Saber mais BCE Grécia Banco Central Europeu Atenas Bruxelas economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio