Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo grego terá de apresentar reformas específicas nos próximos dias

O Governo grego terá de apresentar uma lista específica de reformas nos próximos dias, anunciaram nesta madrugada de sexta-feira os seus parceiros europeus, acrescentando que o Eurogrupo está disponível para se reunir assim que necessário.

A carregar o vídeo ...
EU Pushes Greece to Speed Up Debt Plan Delivery
20 de Março de 2015 às 02:24
  • 7
  • ...

Num comunicado conjunto, após a 'minicimeira' iniciada na quinta-feira à noite a seguir ao Conselho Europeu e que discutiu a situação da Grécia, os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, reafirmaram os compromissos do Eurogrupo de 20 de Fevereiro e disseram ter chegado a acordo com o Governo da Grécia para acelerar os trabalhos.

 

"No âmbito do acordo do Eurogrupo de 20 de Fevereiro de 2015, as autoridades gregas (...) terão de apresentar uma lista completa de reformas específicas nos próximos dias", lê-se na declaração conjunta, após a reunião de alto nível desta noite entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e alguns dos principais líderes europeus.

 

O encontro, que decorreu à margem da agenda oficial do Conselho Europeu, aconteceu a pedido do chefe do Governo grego, quando há a percepção de que se agrava a situação do país perante negociações difíceis de Atenas com os credores e as crescentes dificuldades de tesouraria do país.

 

A nota de imprensa refere ainda que, tal como acordado em Fevereiro, as negociações políticas entre a Grécia e os credores continuarão a decorrer em Bruxelas, ao mesmo tempo que há técnicas em Atenas com vista à recolha de dados.

 

O acordo alcançado a 20 de Fevereiro no Eurogrupo (reunião que junta os ministros de Finanças da zona euro) permitiu estender o programa de resgate da Grécia até final de Junho, comprometendo-se então Atenas a apresentar e aplicar reformas com vista ao desembolso da última parcela do empréstimo, que ascende a 7.000 milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais Grécia minicimeira UE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio