Notícia
Bolsa grega sobe mais de 2% e juros da dívida deslizam
A praça de Atenas iniciou o dia em alta depois da "minicimeira" de ontem onde Alexis Tsipras reuniu-se com vários líderes europeus. Os investidores aguardam por mais desenvolvimentos.
O principal índice grego, o FTASE (que agrega as 25 maiores cotadas) está a subir 2,82% para 220,34 pontos, numa altura em que a banca volta a destacar-se, com o Piraeus a subir mais de 7%, o Alpha Bank mais de 6%, o National Bank quase 6% e o Eurobank Ergasias quase 5%.
A expectativa em torno da Grécia e do futuro deste país continua a marcar a sessão, depois de ontem ter decorrido uma "minicimeira" que reuniu alguns dos principais líderes europeus e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, cujo tema central foi a Grécia. Dessa reunião saiu um comunicado onde é dito que o Governo grego terá de apresentar uma lista específica de reformas nos próximos dias.
Esta sexta-feira, 20 de Março, os líderes europeus voltam a reunir-se no Conselho Europeu. E, apesar do tema de agenda não ser a Grécia, os investidores aguardam que as discussões que ontem decorreram sejam faladas neste encontro. O mercado está assim expectante em relação a desenvolvimentos em torno do acordo com a Grécia.
E essa expectativa está a ser reflectida também no mercado de obrigações. A taxa de juro a três anos da dívida grega está a cair 47,3 pontos base para 23,271%. A taxa a cinco anos desce 68,1 pontos para 17,655% e a 10 anos a queda é de 11,1 pontos para 11,882%.