Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas: É pouco provável que a Grécia consiga uma saída limpa semelhante à de Portugal e Irlanda

As condições de saída do programa de ajustamento já começaram a ser debatidas entre Atenas e Bruxelas. A Comissão Europeia não acredita numa saída limpa, semelhante à escolhida por Portugal e Irlanda, e já aceitou que, no próximo ano, o país use o valor do fundo de estabilidade financeira (11,3 mil milhões de euros) como linha cautelar.

29 de Outubro de 2014 às 12:50
  • 22
  • ...

Após o fim do programa de ajustamento grego, previsto para o final deste ano, "vai continuar a existir algum tipo de relação contratual entre a Grécia e as instituições europeias", afirmou o presidente do grupo do trabalho do Eurogrupo, Thomas Wieser, citado pela agência Bloomberg.

 

Thomas Wieser considera pouco provável que Atenas consiga abandonar o programa de ajustamento – iniciado em Maio de 2010 – através de uma saída limpa, semelhante à de Portugal e Irlanda e que "libertou" os dois países de um programa cautelar.

 

No caso da Grécia, a opção deverá passar, precisamente, por um programa cautelar, financiado pela parte da linha da troika destinada à banca ainda não usada e que ascenderá a 11,3 mil milhões de euros. A partir de Janeiro de 2015, este valor poderá ser usado na "saída segura" do programa de ajustamento, noticia o jornal grego Kathimerini. Este valor pode aumentar, ou diminuir, dependendo das necessidades do país.

 

As negociações entre Atenas e Bruxelas vão ter em consideração a "volatilidade" que os mercados viveram nas últimas semanas, quando o Governo helénico colocou em cima da mesa a possibilidade de uma saída antecipada do programa de ajustamento. "Esta reacção mostrou-nos que a percepção dos mercados é a de que a situação ainda não está estável e que é necessário continuar a trabalhar para que o país tenha acesso total aos mercados", sublinhou Thomas Wieser.

 

Segundo as contas de Bruxelas, as necessidades de financiamento de Atenas deverão variar entre 10 mil milhões e 15 mil milhões de euros em 2015.

Ver comentários
Saber mais Grécia saída limpa programa cautelar Bruxelas Comissão Europeia Irlanda Portugal programa de ajustamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio