Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha diz que está empenhada em encontrar uma resolução para a crise grega

O Ministério das Finanças alemão afirmou hoje que está empenhado em encontrar uma resolução para a crise grega, rejeitando as informações de que Berlim estaria a preparar medidas para aplicar em caso de incumprimento de Atenas.

11 de Maio – Schäuble antes de mais uma reunião do Eurogrupo
“Se a Grécia quiser fazer um referendo, poderá ser útil. Poderá ser acertado perguntar ao povo grego para que decidam se estão dispostos a aceitar o que é necessário [para permanecer no euro] ou se querem uma alternativa”.
Reuters
13 de Junho de 2015 às 12:54
  • 4
  • ...

"Estamos a concentrar os nossos esforços para a resolução da crise grega no âmbito do programa actual", afirmou, em declarações à agência francesa AFP, um porta-voz do ministério, qualificando como "infundadas" as informações avançadas pelo semanário alemão Der Spiegel segundo as quais Berlim estaria a preparar um plano para os países da zona euro em situação de incumprimento.

 

Na sua edição de hoje, a publicação, que não identifica fontes, afirmou que o Ministério das Finanças alemão está a trabalhar num "mecanismo" que irá garantir a reestruturação da dívida de um país em situação de incumprimento e assegurar a permanência desse mesmo país na zona euro.

 

Ao mesmo tempo, o ministro das Finanças alemão, o conservador Wolfgang Schauble, deseja limitar as ajudas financeiras "de forma a evitar que os países cujas finanças estão de boa saúde sejam colocados sob pressão por um país que precisa de dinheiro", escreveu o Der Spiegel.

 

Uma delegação do governo grego desloca-se hoje a Bruxelas para apresentar uma contraproposta aos credores internacionais com vista a um acordo sobre o financiamento do país.

 

Fonte do governo helénico, citada na sexta-feira pela agência AFP, afirmou que as duas partes "estão cada vez mais perto de alcançar um acordo" e referiu que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, discutiram, na sexta-feira, ao telefone "os próximos passos da negociação".

 

Após um fim de semana de tensão, a Grécia retomou na terça-feira as negociações com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que na quinta-feira anunciou a sua retirada da equipa técnica das negociações.

 

A Grécia enfrenta problemas de liquidez e vai ter de pagar perto de 1,6 mil milhões de euros ao FMI a 30 de Junho.

Ver comentários
Saber mais Wolfgang Schauble Alexis Tsipras presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker Grécia Fundo Monetário Internacional FMI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio