Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento britânico aprova projecto de lei para avançar com o Brexit

Foi esta noite aprovado, pelo parlamento britânico, o projecto de lei que permitirá à primeira-ministra, Theresa May, accionar o artigo 50.º para o Reino Unido sair da União Europeia, o que deverá acontecer em finais deste mês.

Neil Hall/Reuters

A primeira-ministra britânica tem caminho livre para accionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, com vista ao início das negociações para a saída do Reino Unido do bloco europeu, depois de esta noite o parlamento ter aprovado o projecto de lei que permitirá a Theresa May avançar com o processo de divórcio.

 

A Câmara dos Lordes (câmara alta) tinha já aprovado o projecto de lei, mas tinha proposto duas emendas, que regressaram assim esta segunda-feira à Câmara dos Comuns para serem votadas. Mas a câmara baixa vetou ambas as alterações – uma propunha que o parlamento tivesse um "voto preponderante" no acordo final do Brexit que May negociar e a outra visava garantir que os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido possam permanecer no país – e aprovaram o projecto de lei sem emendas.

 

A câmara alta do parlamento decidiu então que não fazia sentido proceder a alterações às emendas chumbadas, para posterior envio para a câmara baixa, pelo que o projecto de lei ficou esta noite aprovado no parlamento.

 

Para o processo ficar concluído e May poder accionar a saída da UE, falta apenas um acto simbólico: enviar o projecto de lei à rainha para que o aprove. Será nessa altura que adquirirá o estatuto de lei.

 

"O parlamento apoiou hoje o governo na sua determinação para avançar com a saída da União Europeia e negociar uma nova parceria positiva com os restantes Estados-membros", disse o secretário do Brexit, Davis Davis,, após a votação desta segunda-feira, 13 de Março.

 

"Assim, iremos accionar o artigo 50.º em finais deste mês, tal como previsto, e chegar a um acordo que satisfaça os interesses de todo o Reino Unido", acrescentou, citado pelo Politico. Vários meios de comunicação social têm vindo a avançar que a data mais provável para isso acontecer será 27 de Março.

Recorde-se que a Escócia anunciou esta segunda-feira que vai mesmo avançar com um referendo sobre a independência face ao Reino Unido. A primeira-ministra escocesa, Nicolas Sturgeon, confirmou que o seu Governo irá avançar com os preparativos jurídicos para realizar o referendo e que quer esse rumo votado no parlamento regional já na próxima semana.

Ao contrário de Inglaterra e do País de Gales, a Escócia (assim como a Irlanda do Norte) votou a favor da permanência do Reino Unido na UE no referendo de 23 de Junho passado que ditou o Brexit.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Reino Unido artigo 50.º do Tratado de Lisboa Theresa May Câmara dos Lordes Câmara dos Comuns secretário do Brexit Davis Davis política parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio