Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

May à espera de Isabel II para notificar Parlamento do Brexit

A governante mantém o "timing" que tinha estabelecido para iniciar negociações com Bruxelas para o Reino Unido sair da União Europeia. E vai faltar à celebração, em Roma, dos 60 anos dos primórdios da UE.

1. Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
Reuters
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 14 de Março de 2017 às 13:40

A primeira-ministra britânica continua a manter o final do mês de Março como data limite para desencadear formalmente o processo de saída do país da União Europeia e diz que espera notificar formalmente o Parlamento dessa circunstância nos próximos dias.

"Regressarei a esta casa antes do fim deste mês para notificar que desencadeei formalmente o artigo 50.º e iniciei o processo através do qual o Reino Unido vai deixar a União Europeia," declarou esta terça-feira de manhã Theresa May.

As declarações da governante surgem horas depois de o decreto que mandata o Executivo para iniciar as negociações ter tido luz verde esta segunda-feira à noite por parte da câmara dos Comuns, que recusou as duas alterações propostas pelos Lordes.


Essa notificação a Bruxelas está para já dependente da validação da rainha Isabel II, através da promulgação - "royal assent" – do projecto de lei, que abrirá espaço para o contacto formal com as autoridades comunitárias nos próximos dias.


De acordo com a Reuters, que cita a primeira-ministra no parlamento, assim que Isabel II validar a legislação, a primeira-ministra pode iniciar as conversações logo que pretenda. Contudo, de acordo com um porta-voz de May, essa activação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa só é esperada para o final do mês.

Dessa forma, só ocorreria depois das eleições desta quarta-feira na Holanda – que podem dar a vitória à extrema-direita do PVV de Geert Wilders – e eventualmente após a cimeira de Roma.


Theresa May não participará neste encontro que se realiza a 25 de Março e se destina a comemorar os 60 anos dos primórdios da União Europeia, fez saber hoje um porta-voz. A acontecer na semana da cimeira, uma notificação formal do início das negociações para a saída ensombraria as comemorações dos 27 que se mantêm dentro da União.

Ver comentários
Saber mais Theresa May Lordes política governo (sistema) Executivo Londres Reino Unido Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio