Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procurador de Paris: Pode haver um terceiro suspeito morto na operação em Saint-Denis

François Molins disse ser ainda impossível confirmar a morte de um terceiro suspeito na operação que decorreu em Saint-Denis. Já o Washington Post adianta que o alegado cérebro dos atentados de sexta-feira, Abdelhamid Abaaoud, foi morto nessa operação.

18 de Novembro de 2015 às 18:56
  • 1
  • ...

Além dos dois mortos já confirmados, a operação antiterrorismo que decorreu na última madrugada em Saint-Denis, uma localidade situada no norte de Paris, poderá ter resultado na morte de um terceiro suspeito.

 

Esta informação foi avançada na tarde desta quarta-feira, 18 de Novembro, pelo Procurador da República de Paris, François Molins, que ainda assim diz não poder confirmar a identidade dos dois mortos confirmados nem das oito pessoas detidas na sequência da operação em Saint-Denis.

Já o jornal Washington Post garante, citando duas fontes oficiais dos serviços de inteligência europeus, que a operação desta madrugada em Saint-Denis terá resultado na morte de Abdelhamid Abaaoud, aquele que se julga ser o principal responsável dos atentados coordenados que na passada sexta-feira provocaram a morte de pelo menos 129 pessoas, em Paris.

No entanto há, para já, uma clara contradição entre as declarações feitas por Molins e a notícia avançada pelo jornal norte-americano. Isto porque se o Procurador parisiense apenas confirmou a existência de duas mortes resultantes da operação em Saint-Denis, cuja identificação ainda não foi possível concretizar, o Washington Post adianta que nos escombros do apartamento em que um dos suspeitos se explodiu existem trê suspeitos mortos.

Ainda assim, François Molins foi previdente no que ao número de mortes registadas como consequência da operação das forças de segurança francesas, salvaguardando porém que houve pelo menos dois mortos: "Nesta altura, não estou numa posição que me permita precisar um número definitivo das pessoas que morreram, nem as suas identidades, mas há pelo menos duas mortes". 

Por outro lado, François Molins garante que entre os oito detidos na última madrguada não está nem Abdelhamid Abaaoud, nem Saleh Abdelsalam, suspeito que alegadamente se encontra em fuga desde a passada sexta-feira à noite.

Contudo, ainda antes da conferência de imprensa do Procurador Molins, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, afiançava que o alvo principal da operação desencadeada em Saint-Denis era precisamente Abdelhamid Abaaoud, que as autoridades gaulesas acreditam ser o principal responsável pela organização e coordenação dos atentados da semana passada. 


Na conferência de imprensa desta tarde, François Molins adiantou ainda que no raide policial desta madrugada foram foi encontrado um verdadeiro "arsenal de armas de guerra" no apartamento dos subúrbios de Paris, designadamente várias armas automáticas de fabrico russo (Kalashnikovs), munições, granadas de mão e explosivos. Molins revelou também que na origem da operação de Saint-Denis esteve um testemunho que indicava que Abaaoud permanecia ainda em solo francês.

(Notícia actualizada às 19H10 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Paris Saint-Denis Procurador da República François Molins frança Terrorismo Abdelhamid Abaaoud
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio