Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Participação histórica a duas horas de fecharem as urnas na Catalunha

A participação nas eleições autonómicas que decorrem este domingo na Catalunha encaminha-se para níveis históricos. Às 18h na Catalunha já tinham votado mais de 63% dos eleitores inscritos, já bem acima dos cerca de 56% registados à mesma hora nas eleições de 2012.

Reuters
27 de Setembro de 2015 às 17:58
  • ...

Seja qual for o resultado das eleições autonómicas que se realizam este domingo, 27 de Setembro, na Catalunha, este acto eleitoral deverá mesmo ficar para a história tendo em conta os elevados níveis de participação.

 

Às 18h na Catalunha (17h em Lisboa), a apenas duas horas do encerramento das urnas, já tinham votado 63,14% dos eleitores inscritos, o que representa quase sete pontos mais face aos 56,30% de participação que se verificavam à mesma hora em 2012, data das anteriores eleições para o Governo autonómico (Generalitat) da Catalunha.

 

Às 13h na Catalunha já se antecipava que a participação no acto eleitoral de hoje seria bastante significativa. Segundo o El Mundo, nas últimas horas a participação aumentou em todos os quatro círculos, Tarragona, Girona, Lleida e Barcelona.

 

Desde que em 1980 foi reinstaurada a Generalitat, nunca a abstenção numas eleições autonómicas na Catalunha foi menor do que 30%, ou seja, a participação nunca chegou à barreira dos 70%. 

Um artigo entretanto publicado no site do La Vanguardia explica que a a maior participação eleitoral face a 2012 deverá resultar, maioritariamente, da mobilização do eleitorado não nacionalista o que tenderá a ajudar as forças partidárias unionistas e, ou, federalistas.

Ainda comparativamente com as últimas eleições autonómicas, que a Convergência e União (uma aliança de partidos nacionalistas) liderada por Artur Mas, actual presidente da Generalitat, viria a vencer mas sem maioria, o que obrigaria a uma coligação com a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) de Oriol Junqueras, percebe-se que desta feita não há uma discrepância relevante entre a participação nas zonas de maior pendor nacionalista e os níveis de adesão obtidos nas zonas e bairros contrários à independência da Catalunha face a Madrid.

(Notícia actualizada às 18h)

Ver comentários
Saber mais Catalunha Generalitat Eleições Autonómicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio