Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Artur Mas: "Hoje alcançámos uma dupla vitória. Ganhou o sim e ganhou a democracia"

Com mais de 96% dos votos escrutinados, as forças independentistas – Juntos pelo Sim e CUP – já alcançaram a maioria dos deputados. As duas forças políticas juntas não têm, porém, a maioria dos votos. A participação nestas eleições é a mais elevada de sempre.

  • 8
  • ...

Com 96,65% dos votos escrutinados, as forças independentistas – Juntos pelo Sim e CUP – já alcançaram a maioria dos deputados. As duas forças políticas juntas não têm, porém, a maioria dos votos. 

Três horas após o encerramento das urnas, e com 96,65% do votos contados, a coligação Juntos pelo Sim segue na frente com 39,63% dos votos e 62 deputados. Com os deputados já alcançados pelo CUP (10), as forças independentistas já alcançaram a maioria do parlamento catalão. 

As duas forças políticas não têm, porém, a maioria do votos. Juntas seguem com 47,83% dos votos escrutinados até ao momento.

Artur Mas já reagiu a estes resultados: "Hoje alcançámos uma dupla vitória. Ganhou o sim e ganhou a democracia", afirmou perante uma enorme multidão de apoiantes da independência. "Agora pedimos que os outros aceitem a vitória da Catalunha e a vitória do sim. Os que negavam o carácter plebiscitário destas eleições, que dirão agora com mais de 76% de participação? Algo que nunca tínhamos tido", afirmou. Tudo razões que levam Artur Mas a uma só conclusão: "Claro que é um plebiscito".

Artur Mas defendeu que a vitória desta noite representa um "mandato democrático" para prosseguir com o projecto de independência.

Os que negavam o carácter plebiscitário destas eleições, que dirão agora com mais de 76% de participação? Algo que nunca tínhamos tido
Artur Mas

"É uma vitória que administraremos com sentido de coesão e concórdia. Com respeito por Espanha, pela Europa e pelo mundo", acrescentou citado pelo diário espanhol El País.

Já o independente Raül Romeva, cabeça-de-lista da aliança Juntos pelo Sim, defendeu, não apenas as eleições-plebiscito deste domingo, mas também a necessidade de ser realizado um referendo sobre a independência da Catalunha. "O povo tem o direito de ser consultado", avisou antes de realçar que "ninguém pode dizer que a partitr de agora não temos legitimidade para fazer o que queremos fazer". "Este país vamos contruí-lo entre todas e todos", atirou Romeva para quem a Catalunha é "um só povo", uma tirada que arrancou fortes aplausos dos nacionalistas que se encontravam a festejar a vitória do bloco soberanista. 

  

Algo contraditória foi a reacção de Oriol Junqueras, líder da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) que também integra a coligação Juntos pelo Sim. Num discurso de vitória inflamado,Junqueras proclamou que "vencemos em mandatos e em votos". No entanto, à hora em que Junqueras discursava já parecia claro que a frente dos partidos independentistas (Juntos pelo Sim e CUP) não iria alcançar a maioria dos votos (50% dos votos mais um), mas apenas a maioria dos assentos parlamentares.

Ainda assim, a maioria parlamentar conseguida pelas forças favoráveis à secessão da Catalunha face a Madrid é, no entender do radical Oriol Junqueras, "uma maioria para seguir em frente com o nosso projecto".
  


Quem também sai vitorioso destas eleições é o Cidadãos com 17,91% dos votos e 25 deputados. Nas eleições de 2012, o partido de Albert Rivera tinha alcançado 7,58% dos votos e nove deputados. 

Já o PP obtém o seu segundo pior resultado de sempre na Catalunha com 11 deputados, menos oito deputados do que nas eleições de 2012.

Estas eleições ficam marcadas pela elevada afluências às urnas. Cerca de 77,4% dos eleitores inscritos participaram neste acto eleitoral, face ao 69,56% de 2012.

(Notícia actualizada às 22h21 com dados mais actualizados do resultado eleitoral)

Ver comentários
Saber mais Catalunha Eleições Autonómicas Artur Mas Raül Romeva Oriol Junqueras Albert Rivera ERC Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio