Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Catalunha: Sondagens dão vitória à coligação pelo "sim" à independência

Sondagens dão vitória ao partido da coligação que defende a independência da Catalunha face a Espanha. O actual chefe de Governo já disse que se o partido conquistar a maioria vai aprovar uma Declaração Unilateral de Independência.

Bloomberg
24 de Setembro de 2015 às 21:49
  • ...

Os catalães vão às urnas no próximo domingo, dia 27. As eleições são regionais e as sondagens dão vantagem à coligação Juntos pelo Sim que defende a independência da região autonómica da Catalunha em relação ao reino de Espanha, pelo que se especula sobre o futuro da região.

Um artigo do El País reúne um conjunto de sondagens de vários jornais espanhóis e todas elas dão vantagem à coligação soberanista Juntos pelo Sim. Em segundo lugar surge o partido Cidadãos (Ciutadans) que, apesar de rejeitar a independência, propõe maior autonomia.

Artur Mas, actual chefe do Governo catalão, e candidato pela coligação liderada pelo independente Raul Romeva já disse que se a coligação soberanista vencer com maioria, o futuro Governo irá formalizar uma Declaração Unilateral de Independência face ao reino espanhol no prazo de 6 meses e de culminar o processo secessionista, nome dado quando existe uma separação de uma determinada área pertencente a um Estado, num prazo de 18 meses.

O Governo espanhol e a Comissão Europeia (CE) já rejeitaram qualquer legitimidade destas eleições poderem servir de plebiscito. O presidente da CE, Jean-Claude Juncker, garante que a independência não seria reconhecida pela União Europeia pelo que "não teria qualquer relevância" política e jurídica. O mesmo já tinha sido defendido por Madrid e pelo Constitucional.

(Notícia corrigida às 18:23. Onde se lia "irá aprovar uma Declaração Unilateral de Independência face ao reino espanhol a no espaço de 18 meses", consta agora "irá formalizar uma Declaração Unilateral de Independência face ao reino espanhol no prazo de 6 meses".)

Ver comentários
Saber mais Catalunha Espanha El País Artur Mas chefe do Governo Raul Romeva Governo Declaração Unilateral de Independência Jean-Claude Juncker CE Comissão Europeia União Europeia Madrid referendo política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio