Notícia
Tsipras: "O nosso objectivo é negociar a redução da dívida"
O novo Executivo grego reuniu-se pela primeira vez, com Alexis Tsipras a declarar as prioridades do Governo grego para os próximos quatro anos: a crise humanitária no país; a recuperação económica e a criação de emprego; a reestruturação da dívida; a luta contra a corrupção e evasão fiscal.
Logo na primeira reunião do recém-eleito Governo, Alexis Tsipras disse ao que veio: o seu objectivo é renegociar a dívida helénica.
"Somos um Governo de salvação nacional. O nosso objectivo é negociar a redução da dívida", afirmou o primeiro-ministro esta quarta-feira, 28 de Janeiro, citado pela Reuters.
Para os próximos quatro anos, a Grécia tem quatro grandes desafios que deverá enfrentar: a crise humanitária no país, após cinco anos de troika e austeridade; a recuperação económica e a criação de emprego; a reestruturação da dívida; a luta contra o clientelismo, corrupção e evasão fiscal.
No primeiro encontro com o seu Executivo, Alexis Tsipras sublinhou este é o momento da Grécia recuperar a sua soberania, enquanto sublinhou que é necessário negociar responsavelmente com os credores internacionais.
"Não vamos entrar num confronto mutuamente destrutivo, mas não vamos continuar uma política de submissão", afirmou.
A grande prioridade neste momento é o combate ao desemprego, sublinhou. Contudo, sem entrar em excessos: os ministros devem procurar ter "orçamentos equilibrados", mas sem a necessidade de alcançar superávites. "Temos o nosso próprio programa de reformas com o objectivo de não criar novos défices, mas também sem serem asfixiantes".
Relembrou os seus ministros que não devem "desiludir os eleitores" que lhes mandataram para cortar com a austeridade e prosseguir com a renegociação da dívida juntos dos credores internacionais.
O primeiro encontro do Governo helénico com responsáveis europeus vai ter lugar esta quinta-feira, quando o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, visitar Atenas.
Na sexta-feira, 30 de Janeiro, vai ter lugar outro encontro de alto nível. Desta vez com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. Tsipras espera ter uma reunião "produtiva" com o líder dos ministros das Finanças da Zona Euro.
"A atitude da Europa com a Grécia mudou após o resultado das eleições de 25 de Janeiro, e nós estamos dispostos a falar com todos na Europa", declarou o primeiro-ministro grego.