Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China anuncia novas tarifas para carne e fruta dos EUA

A China anunciou o lançamento de novas tarifas sobre carne, fruta e outros produtos dos Estados Unidos, em retaliação contra taxas aprovadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na importação de vários produtos chineses.

Miguel Baltazar
Negócios com Lusa 01 de Abril de 2018 às 23:59

O Ministério das Finanças chinês anunciou, em comunicado, que as novas tarifas entram em vigor na segunda-feira.

 

O anúncio surge após advertências das autoridades chinesas há mais de uma semana, no âmbito de uma crescente disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

 

A Comissão de Tarifas Aduaneiras da China está a aumentar em 25% os valores das tarifas para produtos como derivados de porco ou sucata de alumínio. Está também a impor uma nova tarifa de 15% em mais de 100 outros produtos importados dos Estados Unidos, das amêndoas e maçãs aos frutos vermelhos.

 

A Agência de Notícias Associated Press pediu um comentário à Presidência norte-americana, mas não obteve resposta.

 

O aumento das tarifas é a resposta a tarifas aduaneiras também impostas por Donald Trump à China, que deverão ascender a 50 mil milhões de dólares. Uma boa parte para, justifica, punir Pequim por suposto roubo de tecnologia americana.

 

A resposta chinesa pode acabar por prejudicar os agricultores norte-americanos, muitos deles eleitores de Trump em 2016, que no ano passado venderam à China 20 mil milhões de dólares em mercadorias.

 

No fim do mês passado a consultora Wood Mackenzie considerou que uma escalada na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China poderá abrandar o crescimento económico mundial de 2,9 a 2,2 %, nos próximos quatro anos.

Ver comentários
Saber mais Comissão de Tarifas Aduaneiras da China Ministério das Finanças Donald Trump Pequim China política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio