Notícia
Artigo 155.º - As dez principais medidas anunciadas por Rajoy
O primeiro-ministro espanhol anunciou esta noite as primeiras medidas, que colocará em marcha o mais rápido possível, em resposta à declaração de independência feita pelo parlamento catalão.
Durante a declaração ao país ao início da noite, Mariano Rajoy anunciou a demissão de todo o governo da Generalitat, a dissolução do parlamento catalão e convocatória de eleições para o próximo dia 21 de Dezembro.
O presidente do PP e chefe de governo garantiu que com estas medidas não está a ser suspenso o autogoverno da Catalunha, apenas se está a recolocar a região dentro da "normalidade".
"Não se trata de suspender o autogoverno [catalão], nem de o reduzir, antes de o devolver à normalidade o mais rápido possível", explicou.
Rajoy frisou que é preciso agir com "prudência e serenidade" e assegurou que o Estado "dispõe de meios suficientes" para "recuperar a normalidade".
Sobre a marcação de eleições, Mariano Rajoy disse ser "urgente dar voz a todos os catalães" para que "ninguém possa cometer ilegalidades em seu nome". A "Catalunha necessita reconciliar-se com a verdade, com a lei e consigo mesma", acrescentou o líder conservador que disse que o governo por si chefiado "não quer dilatar um minuto mais essa tarefa".
Além de um conjunto de medidas anunciadas, o primeiro-ministro disse que vai propor ao Tribunal Constitucional que considere nulas todas as decisões hoje tomadas pelo parlamento catalão.
As principais medidas anunciadas por Rajoy:
- Demissão do presidente, vice-presidente e todos os conselheiros (ministros) do governo catalão;
- Extinção dos gabinetes do presidente e vice-presidente da Generalitat;
- Dissolução do parlamento catalão e marcação de eleições autonómicas para o dia 21 de Dezembro;
- Extinção de todas as delegações da Generalitat, excepto a de Bruxelas;
- Demissão do director-geral da polícia autonómica (Mossos d’Esquadra);
- Demissão do secretário-geral do Departamento do Interior catalão
- Demissão dos delegados da Generalitat junto de Madrid e Bruxelas;
- Extinção do Conselho de Transição Nacional;
- Extinção do Conselho de Diplomacia Pública da Catalunha
- Designação dos órgão administrativos encarregados de dar seguimento às medidas aprovadas pelo Senado, que serão os ministérios do governo espanhol correspondentes;