Opinião
[440.] Relógios de pulso
No Natal, relógios. Há anúncios para todos os gostos, mas agrada-me a publicidade relojoeira que já se cansou de inventar "estilos de vida" e metáforas visuais para se concentrar no mostrador, que aparece aos nossos olhos numa dimensão que nunca vemos ao natural, grande e bonito.
No Natal, relógios. Há anúncios para todos os gostos, mas agrada-me a publicidade relojoeira que já se cansou de inventar "estilos de vida" e metáforas visuais para se concentrar no mostrador, que aparece aos nossos olhos numa dimensão que nunca vemos ao natural, grande e bonito.
O que faz do relógio um objecto maravilhoso é a sua função primordial: mostrar o tempo. Trazemo-los ao pulso e tornamo-nos donos do tempo. Preso ao nosso braço, o tempo mostra-se silenciosamente apenas quando o queremos olhar. E passa connosco, colado ao corpo. Dialogamos imaginariamente com o tempo. É um companheiro, e o relógio o seu mensageiro.
O anúncio de Sector é o único que reserva quase todo o espaço para o relógio, juntando apenas o slogan "no limits" ao nome da marca. Os de Seiko Sportura, Mont BlancTime Walker Twinfly, Cartier Calibre e Grande Reverso de Jaeger-LeCoultre acrescentam textos explicativos e adjectivados, mas mantêm ainda o espaço máximo para as máquinas portáteis do tempo.
A partir daqui, é só complicar. O Column Wheel Chronograph, de Longines, aparece no tamanho natural, mas dedica mais de metade da página a um detalhe do maquinismo, mostrado em tamanho gigante para se notar a "roda de colunas" no interior.
Bell & Ross já recorre ao imaginário visual. A página divide-se em quatro, duas com um par de relógios, sem o empenho das outras marcas em mostrá-los por inteiro. Nas outras duas, uma avioneta e um aviador sonhador. A avioneta e o preto e branco de todo o anúncio sugerem antiguidade e experiência a esta marcada fundada apenas em 1992.
O anúncio do modelo Guimarães, de Tissot, comemorando a capital cultural de 2012, limita-se a pespegar uma foto do castelo da cidade por trás do relógio e a anunciar no título "Aqui nasceu em Portugal". Num reclame alusivo à fundação da nacionalidade portuguesa, o slogan aparece em inglês: "In touch with your time".
Toda a colecção de Omega apresenta-se com fotos da actriz Nicole Kidman. O anúncio mostra-a num vestido comprido monocolor em fundo monocolor. Tudo aponta para o dourado, a cor da bracelete e do relógio cravejado de brilhantes. O anúncio apresenta-se como de um filme: "Omega presents Ladymatic starring Nicole Kidman". Trata-se de uma maravilhosa inversão própria da publicidade, já que o título do reclame deveria ser "Omega presents Nicole Kidman starring Ladymatic". É o relógio que apresenta a actriz ou a actriz que apresenta o relógio?
A Baume & Mercier cria uma narrativa que pretende induzir interesse pelos relógios. Numa foto em dois terços da página, uma paisagem de mar e perto de nós uma mulher com o seu Linea da marca olhando sorridente para uma menina sorridente que pinta um quadro. O título, em inglês, diz que a "vida são momentos" ("life is about moments"), mas, como quem traduz acrescenta um ponto, em português os momentos tornam-se "fortes". A mulher observando e a menina pintando são, pois, um "momento forte". As cores em tom sépia acrescentam o ar de saudade do passado que há-de ser após a compra do relógio da marca.
Roger Dubuis apresenta "Um incrível mundo novo" para publicitar o seu modelo La Monegasque, associando o jogo no Mónaco em duas referências visuais. Atrás do relógio no canto inferior direito esconde-se um ás de copas, ás do amor, o ás que oferece o relógio ao seu amor. A toda a página vê-se o que me parece uma arquitectura imaginária, bonita, com chão de mármore, colunas coríntias e estátuas neoclássicas. O preto e branco "assepiado" aumenta o tom clássico. Ao meio, o salão de palácio rasga-se como que por uma máquina do tempo: o clássico torna-se hoje! O chão mostra pedaços do palácio despedaçados pela máquina monegasca. O fundo, do lado de lá do tempo, é a cores. Uma loira de fato de noite passa de lá para cá enquanto por trás dela o "croupier" parece dizer "faites vos jeux". A "passagem do tempo nunca mais será como dantes", diz o texto. Nunca foi como dantes, mas deixemos esse passado para o futuro.
etc@netcabo.pt
O que faz do relógio um objecto maravilhoso é a sua função primordial: mostrar o tempo. Trazemo-los ao pulso e tornamo-nos donos do tempo. Preso ao nosso braço, o tempo mostra-se silenciosamente apenas quando o queremos olhar. E passa connosco, colado ao corpo. Dialogamos imaginariamente com o tempo. É um companheiro, e o relógio o seu mensageiro.
A partir daqui, é só complicar. O Column Wheel Chronograph, de Longines, aparece no tamanho natural, mas dedica mais de metade da página a um detalhe do maquinismo, mostrado em tamanho gigante para se notar a "roda de colunas" no interior.
Bell & Ross já recorre ao imaginário visual. A página divide-se em quatro, duas com um par de relógios, sem o empenho das outras marcas em mostrá-los por inteiro. Nas outras duas, uma avioneta e um aviador sonhador. A avioneta e o preto e branco de todo o anúncio sugerem antiguidade e experiência a esta marcada fundada apenas em 1992.
O anúncio do modelo Guimarães, de Tissot, comemorando a capital cultural de 2012, limita-se a pespegar uma foto do castelo da cidade por trás do relógio e a anunciar no título "Aqui nasceu em Portugal". Num reclame alusivo à fundação da nacionalidade portuguesa, o slogan aparece em inglês: "In touch with your time".
Toda a colecção de Omega apresenta-se com fotos da actriz Nicole Kidman. O anúncio mostra-a num vestido comprido monocolor em fundo monocolor. Tudo aponta para o dourado, a cor da bracelete e do relógio cravejado de brilhantes. O anúncio apresenta-se como de um filme: "Omega presents Ladymatic starring Nicole Kidman". Trata-se de uma maravilhosa inversão própria da publicidade, já que o título do reclame deveria ser "Omega presents Nicole Kidman starring Ladymatic". É o relógio que apresenta a actriz ou a actriz que apresenta o relógio?
A Baume & Mercier cria uma narrativa que pretende induzir interesse pelos relógios. Numa foto em dois terços da página, uma paisagem de mar e perto de nós uma mulher com o seu Linea da marca olhando sorridente para uma menina sorridente que pinta um quadro. O título, em inglês, diz que a "vida são momentos" ("life is about moments"), mas, como quem traduz acrescenta um ponto, em português os momentos tornam-se "fortes". A mulher observando e a menina pintando são, pois, um "momento forte". As cores em tom sépia acrescentam o ar de saudade do passado que há-de ser após a compra do relógio da marca.
Roger Dubuis apresenta "Um incrível mundo novo" para publicitar o seu modelo La Monegasque, associando o jogo no Mónaco em duas referências visuais. Atrás do relógio no canto inferior direito esconde-se um ás de copas, ás do amor, o ás que oferece o relógio ao seu amor. A toda a página vê-se o que me parece uma arquitectura imaginária, bonita, com chão de mármore, colunas coríntias e estátuas neoclássicas. O preto e branco "assepiado" aumenta o tom clássico. Ao meio, o salão de palácio rasga-se como que por uma máquina do tempo: o clássico torna-se hoje! O chão mostra pedaços do palácio despedaçados pela máquina monegasca. O fundo, do lado de lá do tempo, é a cores. Uma loira de fato de noite passa de lá para cá enquanto por trás dela o "croupier" parece dizer "faites vos jeux". A "passagem do tempo nunca mais será como dantes", diz o texto. Nunca foi como dantes, mas deixemos esse passado para o futuro.
etc@netcabo.pt
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