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ID.Every1 na Autoeuropa "assegura o futuro da unidade de Setúbal", diz Governo
O ID.Every1, o modelo elétrico "low cost" da fabricante alemã, vai ser produzido em Palmela, assegurando "o futuro da unidade de Setúbal", diz o Ministério da Economia.
A Volkswagen escolheu a fábrica portuguesa para produzir o seu novo carro elétrico de baixo custo. Naquele que classifica como sendo um "dia verdadeiramente histórico para Portugal", o Governo aplaude a opção, sublinhando que desta forma se "assegura o futuro da unidade de Setúbal".
"Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós", afirma o ministro da Economia, Pedro Reis, em comunicado, no dia em que se tornou oficial que a Autoeuropa vai produzir o ID.Every1, um citadino que a marca irá vender por cerca de 20 mil euros.
"De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos", acrescenta Pedro Reis sem, contudo, revelar o valor do investimento que será realizado.
Thomas Hegel Gunther, CEO da Volkswagen Autoeuropa, diz que a conquista deste modelo para a fábrica portuguesa "representa um marco para a Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação". E agradece o apoio do Governo na criação das "melhores condições para atrair este novo projeto para o país".
Novos investimentos
A vinda de um modelo elétrico segue-se à de um veículo com uma opção eletrificada, o T-Roc, cuja nova geração está a começar a ser produzida na unidade portuguesa.
A fábrica de Palmela irá, assim, entrar na era da eletrificação, tornando-se "mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica", refere o Ministério da Economia.
"Em conjunto com este programa de investimentos, da ordem de várias centenas de milhões, esta decisão tem também o potencial de atrair novos fornecedores para Portugal e para o cluster automóvel, nomeadamente no âmbito dos veículos elétricos", acredita o Executivo.
Reindustrialização verde
"Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu", sublinha Pedro Reis.
Este investimento da Volkswagen sucede à escolha da Calb e à contratualização de 420 milhões de euros, através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2024.
(Notícia atualizada às 9:53 com mais informação)