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Produção de elétrico "permite eliminar algumas dúvidas sobre o futuro da Autoeuropa"
Em entrevista ao Negócios, Luís Mira Amaral, antigo ministro da Indústria e um dos responsáveis pela entrada da Autoeuropa no país, considera que com a produção deste modelo, a fábrica assegura a sua viabilização "por muitos e bons anos".
Luís Mira Amaral, antigo ministro da Indústria do Executivo liderado por Aníbal Cavaco Silva, e um dos responsáveis pela entrada da Autoeuropa em Portugal, considera que a escolha da fábrica da Volkswagen em Palmela para a produção do recém-apresentado VW iD.Elegancy 1 marca um "acontecimento muito feliz para a economia portuguesa".
O antigo ministro lembra, em entrevista ao Negócios no canal NOW, a importância de se assegurar a defesa do "cluster" automóvel no país na transição para o veículo elétrico. Mira Amaral diz que, com este modelo "lowcost", que deverá custar cerca de 20 mil euros, a Autoeuropa consegue assegurar a sua viabilização "por muitos e bons anos".
Luís Mira Amaral lembra que "a concorrência da Autoeuropa é com outras fábricas do grupo Volkswagen" e que a fábrica de Palmela "conseguiu bater outras fábricas que tentavam ter este modelo". O novo investimento, sublinha, "permite eliminar algumas dúvidas que havia sobre o futuro da Autoeuropa".
Mira Amaral faz ainda ligação entre a produção do veículo elétrico, a exploração de lítio e a produção de baterias no país, que considera serem sinergias positivas para a economia nacional. Fazendo referência ao investimento anunciado pela chinesa CALB para a produção de baterias em Sines, o antigo ministro sublinha que, "com o avanço nas baterias, e espero que, também, na produção de lítio em Portugal, nós consigamos defender o nosso 'cluster' automóvel nesta transição para a eletrificação".