Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Grécia dita queda das bolsas, euro, petróleo e juros alemães

A Europa amanheceu mergulhada no vermelho. O PSI-20 começou a cair 5,5%. O euro perdeu mais de 1,5%. O petróleo recua. Foi assim que abriram os mercados europeus depois dos desenvolvimentos de fim-de-semana da Grécia

29 de Junho de 2015 às 08:39
  • 32
  • ...

Os mercados em números

Stoxx Europe 600 perde 3,03% para 384,83 pontos

PSI-20 afunda 4,39% para 5.578,48 pontos

IBEX-35 desvaloriza 4,6% para 10.848,70 pontos

Euro recua 0,78% para 1,180 dólares

Brent perde 1,63% para 62,23 dólares

 

Bolsas europeias no vermelho

Depois das incertezas do fim-de-semana, as certezas da queda dos preços das acções europeias. Tinha sido já uma tendência nas bolsas asiáticas (Xangai esteve a cair mais de 7%), que se materializou no Velho Continente quando começou a negociar.

 

O peso da Grécia, em que há uma indefinição sobre o que poderá acontecer após o referendo às propostas europeias, é grande demais e levou os índices da Europa Ocidental a abrirem com uma desvalorização superior a 4%.

 

Os bancos marcam as maiores quedas, em torno de 10%, e penalizam os grandes índices. Lisboa, Madrid, Milão e Frankfurt perdem todos mais de 4%.

 

Juros da dívida alemã afundam, periféricos disparam

A instabilidade na Grécia está a empurrar os investidores para a dívida alemã, considerada como um activo de refúgio. Daí que o preço das obrigações germânicas esteja a subir, com a consequente desvalorização das "yields". A taxa a dez anos perde 12,4 pontos base para 0,798%.

Pelo contrário, as taxas de juro associadas às economias periféricas disparam, mostrando uma forte queda do preço. A taxa de juro implícita às obrigações portuguesas a dez anos soma 20 pontos base para 2,918%. 

 

Euro em queda

O euro está a recuar 0,78% para valer 1,1080 dólares. As dúvidas em torno da Grécia continuam a tirar valor ao euro. No arranque da semana, e depois de um fim-de-semana de notícias sobre o controlo de capitais na Grécia, a moeda única europeia esteve já a perder mais de 1,5%. O iene, considerado como moeda de refúgio, está a ganhar face aos congéneres.

 

Preços do petróleo perdem

Os preços do petróleo também seguem em valores mais baixos do que na sexta-feira passada. O Brent do Mar do Norte perde 1,63% para 62,23 dólares em Londres, mercado de referência para as importações nacionais. Já os futuros de West Texas Intermediate perdem 1,73% para 58,60 dólares. As matérias-primas também sofrem quando os investidores se querem afastar de activos mais arriscados. 

 

Ouro sobe

Em momentos de tensão, os investidores procuram activos que lhes garantam segurança. É o caso do ouro. O metal precioso soma 0,36% para 1.179,79 dólares por onça, mantendo um ganho já verificado na sexta-feira.

 

Destaques do dia

 

Os bancos gregos estão fechados e há limites aos levantamentos. Foram decisões tomadas pelo Executivo liderado por Alexis Tsipras depois da decisão do Banco Central Europeu de não reforçar a linha de emergência que permite o financiamento dos bancos gregos, na sequência da ausência de um acordo entre os parceiros europeus e a Grécia.

 

Com a venda de obrigações aos balcões dos bancos, o Benfica espera amortizar a dívida que tem no Novo Banco. Os pequenos investidores são atraídos com uma taxa bruta de 4,75% na emissão de obrigações que será feita a partir desta segunda-feira.  

 

Após a decisão do BCE de não reforçar os valores da linha de financiamento aos bancos gregos, o governo de Alexis Tsipras decretou o encerramentos dos bancos e o controlo de capitais. A palavra decisiva será dada ao Fundo Monetário Internacional. 

O que vai acontecer hoje


Compras do BCE – O BCE vai revelar, como é habitual, os montantes gastos ao abrigo do programa de compra de activos na semana anterior. Os últimos dados apontaram para um aumento das compras, nomeadamente, de títulos de dívida soberana num contexto de tensão em torno da Grécia.

 

Confiança na Zona Euro – O Eurostat irá revelar o indicador de confiança dos consumidores, em Junho. A leitura anterior foi negativa em 5,6 pontos, mas a estimativa dos economistas consultados pela Bloomberg não é melhor. Prevêem que se tenha mantido em -5,6 pontos.

 

Emissão obrigacionista da SAD do Benfica – Arranca a emissão obrigacionista da SAD do Benfica, em que pretende obter até 55 milhões de euros.

 

Reuniões ao nível da Zona Euro – Vão decorrer mais encontros a nível europeu para debater a Grécia.

 

Ver comentários
Saber mais Europa Grécia Banco Central Europeu Negócios num minuto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio