Notícia
Grécia tira 1,5% do valor ao euro
O fim-de-semana, com anúncio de referendo e controlo à saída de capitais na Grécia, trouxe uma desvalorização à moeda única europeia. A queda do euro é de 1,5% face ao dólar americano.
As dúvidas em torno da Grécia continuam a tirar valor ao euro. No arranque da semana, e depois de um fim-de-semana de notícias sobre o controlo de capitais a existir da Grécia, a moeda única europeia segue a recuar 1,51% face ao dólar.
O euro negoceia nos 1,0998 euros, estando a transaccionar em torno de valores que não eram visíveis desde o início do mês. A moeda já esteve mesmo a perder cerca de 1,9%.
O movimento explica-se pelos desenvolvimentos que tiveram lugar este fim-de-semana: as negociações já difíceis entre Atenas e instituições credoras chegaram a um fim quando o governo helénico convocou um referendo para votar as medidas que estas querem impor. Sem espaço temporal para negociar uma nova ajuda, dado que o resgate europeu termina a 30 de Junho, os bancos gregos estarão fechados durante a próxima semana, estando também em vigor o impedimento de levantamentos acima de 60 euros.
Ao contrário do euro, a moeda japonesa iene está a fortalecer-se em relação às restantes moedas, dado que os investidores procuram-na como um activo de refúgio em momentos de tensão, como o que está a ser vivido na Grécia. O iene ganha 2,7% para 134,73 euros.
A tendência é igual quando se observa o câmbio do euro face à libra esterlina, com um recuo de 1,06% para 0,70171 pence. Conforme relembra o Financial Times, é a cotação mais fraca desde 2007.