Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angela Merkel reúne-se segunda-feira com líderes políticos alemães

A chanceler alemã, Angela Merkel, reunir-se-á na segunda-feira com os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar e com os responsáveis dos grupos parlamentares para analisar a crise grega, informou o diário Bild.

9 de Março – Merkel em dia de reunião de Eurogrupo

“Temos obviamente o objectivo político de manter a Grécia na Zona Euro. Temos estado a trabalhar nisto desde há muitos anos. Mas ao mesmo tempo, existem sempre dois lados para uma moeda por um lado, a solidariedade dos parceiros europeus e, por outro, a prontidão para levar a cabo reformas e compromissos no seu próprio país. Posto isto, nós temos claramente um caminho difícil a percorrer”.
Lusa 28 de Junho de 2015 às 16:07

Segundo o jornal, que cita fontes da coligação no Governo, o encontro realizar-se-á ao meio-dia e Merkel explicará aos líderes políticos alemães o desenvolvimento dos acontecimentos após o fracasso das negociações entre Atenas e os parceiros europeus.

 

O diário económico Handelsblatt informou que durante o dia de hoje os países membros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) têm prevista uma conferência telefónica, a nível de secretários de Estado, para analisar a situação.

 

O parlamento grego aprovou na madrugada de hoje o referendo, dia 5 de Julho, proposto pelo Governo sobre a última proposta de acordo apresentada à Grécia pelos credores, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).

 

A aprovação ocorreu depois do Eurogrupo ter rejeitado no sábado prolongar o actual plano de resgate à Grécia, que termina na próxima terça-feira. No mesmo dia expira ainda o prazo para Atenas reembolsar quase 1.600 milhões de euros ao FMI.

 

Em declarações ao Bild, o líder do grupo parlamentar da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, Volker Kauder, criticou o "absurdo" da situação, com os gregos chamados a votarem num referendo sobre uma proposta que desde sábado não está em cima da mesa.

 

"A manobra não passa de uma tentativa dos populistas de Atenas de salvarem o seu próprio poder", disse Kauder, que acusou o governo de Alexis Tsipras de "conduzir o seu país para o caos".

 

O dirigente parlamentar assegurou que não quer a saída da Grécia do euro, mas considerou que este fim-de-semana ficou claro que os parceiros da zona euro não estão dispostos a "deitar borda fora" os princípios básicos da cooperação na Europa.

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Alemanha Grécia política Parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio