Notícia
Bolsa grega está fechada, mas há fundos que caem quase 20%
A bolsa de Atenas estará encerrada até depois do resultado do referendo às propostas dos credores para a Grécia. Contudo, os fundos que replicam o desempenho das cotadas helénicas sofrem quedas expressivas.
A Hellenic Capital Market Commission (HCMC), o regulador do mercado grego, decidiu, esta segunda-feira, que o mercado regulado Athex "deverá manter-se encerrado durante o período do ‘feriado’ bancário", refere em comunicado. Ou seja, a bolsa do país estará, assim, encerrada desde 26 de Junho até 6 de Julho (inclusive), retomando a negociação a 7 de Julho, o mesmo dia em que deverão ser reabertos os balcões das instituições financeiras.
Contudo, a falta de acordo com os credores e a convocação de um referendo para o próximo domingo, 5 de Julho, estão a provocar quedas expressivas nas principais praças asiáticas e europeias, a reflectir o acentuar dos receios dos investidores em relação ao futuro da Grécia na Zona Euro.
Ao estar encerrada, a bolsa de Atenas não está a ser alvo das preocupações dos investidores. Mas estas podem reflectir-se de outra forma: através de Exchange Traded Funds (ETF). Estes fundos, que replicam a evolução das acções gregas, estão cotados em bolsa e sofrem quedas expressivas, esta segunda-feira.
Um ETF cotado no Nasdaq, o Global X FTSE Greece 20 ETF GREK, que replica o desempenho do índice FTSE/Athex 20, desce cerca de 17%, ainda antes da abertura da negociação do outro lado do Atlântico, revela o MarketWatch. Num prospecto publicado no seu site, e citado pela Bloomberg, a Global X sublinha que pode ser incapaz de comprar ou vender títulos, pelo que pode não obter preços para os seus investimentos e, desta forma, incorrer em perdas.
Já na Europa, o Lyxor ETF FTSE Athex 20, que é cotado em três praças accionistas, apenas negociou na Alemanha, tendo sido suspenso em Itália e França antes do início da sessão. Abriu a sessão com uma queda de 19% e chegou a afundar 20,35%. Quando a sua negociação foi suspensa, registava uma desvalorização de 16,45%.
O saldo entre subscrições e resgates no ETF cotado na Europa foi positivo em todas as semanas de 2015. Na semana terminada a 26 de Junho, captou 37 milhões de dólares, o que elevou para 278 milhões de dólares o total aplicado este ano. Nesse sentido, o seu valor de mercado atingiu um máximo histórico de 366 milhões de dólares na última sexta-feira.