Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos gregos perderam oito mil milhões de euros em depósitos nos últimos 15 dias

Segundo uma nota publicada pela Moody's esta segunda-feira, os depositantes gregos aceleraram a retirada de dinheiro dos bancos nas últimas duas semanas. Desde o final de Novembro, os depósitos do sector privado encolheram em 44 mil milhões de euros.

Bloomberg
29 de Junho de 2015 às 11:54
  • 1
  • ...

Os depositantes gregos retiraram mais de oito mil milhões de euros dos bancos do país nas últimas duas semanas, de acordo com uma nota da Moody’s, publicada esta segunda-feira, 29 de Junho.

A agência de notação financeira estima que os depósitos do sector privado da Grécia tenham diminuído em 44 mil milhões de euros desde o final de Novembro para 120 mil milhões de euros.

"Em resposta à incerteza desencadeada pelo anúncio do referendo, as famílias gregas retiraram os depósitos a um ritmo acelerado durante este fim-de-semana, preocupadas com a perspectiva de congelamento de depósitos e de uma redenominação forçada numa nova moeda", refere a Moody’s na nota de análise.

Este fim-de-semana, depois da decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não reforçar os valores da linha de financiamento aos bancos gregos – que os ajudaria a fazer face à retirada massiva de depósitos nas últimas semanas – o governo de Alexis Tsipras decretou o encerramento dos bancos até ao dia 7 de Julho e a instituição de controlo de capitais.

Os cidadãos gregos só podem levantar 60 euros por dia e terão os bancos encerrados até terça-feira da próxima semana.

"Olhando para o futuro, ainda há incerteza sobre a forma como o governo grego vai cumprir as próximas obrigações de dívida. Além do reembolso ao FMI no final de Junho, os pagamentos devidos ao BCE totalizam 6,7 mil milhões de euros em Julho e Agosto", sustenta a Moody’s.

No próximo dia 5 de Julho, o Executivo de Atenas vai levar a cabo um referendo sobre o acordo com os credores, colocando nas mãos do povo a decisão de assinar ou não as propostas das instituições internacionais.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Grécia Banco Central Europeu BCE Alexis Tsipras Executivo de Atenas economia negócios e finanças política Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio